Inscrições do Enem 2020 abrem nesta 2ª (11); provas estão mantidas mesmo com pandemia

Enem 2020 mantido

Publicado em 11/05/2020 - 06:00 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mesmo com a pandemia, o Enem abre as inscrições para a prova de 2020 nesta segunda-feira (11). Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de maio na página do INEP na internet pelo endereço inep.gov.br.

 

Este será o primeiro ano do Exame Nacional do Ensino Médio com versão digital. Os alunos devem optar por fazer o Enem impresso, nos dias 1 e 8 de novembro, ou a versão digital, nos dias 22 e 29 de novembro. A estrutura dos dois exames será a mesma.

 

Na inscrição deste ano, é obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante, que será utilizada para identificar o aluno no momento da prova. A taxa de inscrição é de 85 reais. Porém, o governo isenta o pagamento para alunos de baixa renda ou que se enquadrem nos requisitos definidos no edital, como ter cursado todo o ensino médio ou o último ano na rede pública.

 

Entidades estudantis, Universidades Federais e secretários estaduais de educação chegaram a pedir o adiamento do Exame por causa do novo coronavírus. 11 instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, entre elas, a Universidade Federal do Rio e a Federal Fluminense, pediram o adiamento da prova alegando que a pandemia vai agravar as desigualdades entre os estudantes, já que muitos não têm acesso à tecnologia ou à internet e as aulas presenciais estão suspensas.

 

O Consed, Conselho Nacional de Secretários estaduais de Educação, em nota, solicitou que se aguarde o fim da pandemia para retomar o calendário do Enem. Segundo a entidade, a manutenção das provas agrava a situação dos alunos mais carentes que não têm acesso às ferramentas de ensino a distância.

 

Por meio de uma propaganda institucional, o Ministério da Educação alega que a vida não pode parar e que a suspensão da prova prejudicaria toda uma geração de profissionais. Nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub critica os pedidos para suspender as provas. Segundo ele, isso prejudicaria 5 milhões de brasileiros.

 

Uma liminar da Justiça de São Paulo chegou a permitir a mudança nas provas do Enem de 2020, mas a decisão acabou derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede na capital paulista, que acatou um recurso do governo.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo