Reitora da UFRJ diz que não há previsão de volta às aulas

UFRJ

Publicado em 15/05/2020 - 17:43 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O retorno das aulas do primeiro semestre da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda é incerto. A informação foi divulgada pela reitora da universidade, Denise Pires de Carvalho, durante uma reunião on-line com o Conselho Universitário da instituição nessa quinta-feira.

 

Entre as questões levantadas, Denise Pires  destacou que, nos próximos meses,  as salas de aulas não poderão mais comportar uma centena de alunos, como era usual antes da pandemia.

 

Oficialmente suspensas desde o dia 23 de março, as aulas na universidade, segundo a reitora, correm risco de não voltarem nem mesmo em 2020, e com retorno ainda incerto para 2021. Durante a reunião, Denise pediu criatividade e proatividade para o caso de a instituição ficar mais um ano com atividades suspensas. E sugeriu a pró-reitores da UFRJ que revejam critérios de avaliação para os estudantes do último ano, além de ressaltar ações da instituição no combate à Covid-19.

 

Em nota, a universidade afirma que a fala da reitora sobre o cancelamento do semestre teve um trecho recortado e descontextualizado da transmissão em vídeo da sessão ordinária.  Na verdade, o comentário se refere ao risco pelo qual a universidade passa.

 

A Reitoria da UFRJ reitera que permanece válida a nota pública divulgada em 23 de março, de suspensão das aulas por período indeterminado. Destaca ainda que deliberações acerca de calendário acadêmico são atribuições do Conselho de Ensino e Graduação e do Conselho de Ensino para Graduados e não da Reitoria, que é contra o cancelamento do semestre, e rejeita a implementação de ensino remoto sem que a comunidade universitária seja consultada.

 

Além disso, o documento informa que foi organizado um grupo de trabalho para estudar e projetar as possibilidades de ação nos 176 cursos de graduação da UFRJ. Para isso, a realidade das unidades está sendo mapeada.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo