MEC anula portaria que extinguia política de cotas para cursos de pós-graduação

Diário Oficial

Publicado em 23/06/2020 - 08:51 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O MEC anulou a portaria publicada na semana passada que acabava com o incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação.

 

A portaria revogando a da semana passada e voltando, portanto, com o sistema de cotas para pós-graduação foi assinada pelo ministro da Educação interino, Antônio Paulo Voguel de Medeiros, e está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial.

 

Voguel está interinamente no cargo após a saída de Abrahan Weintraub também na semana passada. Esse foi o último ato de Weintraub à frente do ministério.

 

Essa portaria repercutiu bastante. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal no Rio de janeiro, anunciou que iria apurar a legalidade dela. O minsitro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, chegou a estabelecer um prazo de 48 horas para que a Advocacia-Geral da União se manifestasse sobre a ação.

 

A portaria de 2016, que é a que estabeleceu as cotas nos cursos de pós, estabelecia a necessidade de criação, naquele ano, de políticas afirmativas nesses cursos e estabelecia, para isso, um prazo de 90 dias.

 

Ainda na semana passada, o MEC explicou que a revogação dessa portaria que estabelecia as cotas, e que era de 2016, ocorreu por determinação de um decreto do ano passado que obriga a anulação de normas “cujos efeitos tenham se exaurido no tempo”. O MEC ainda acrescentou que uma lei de 2012 já prevê a concessão de cotas e ações afirmativas exclusivamente para cursos de graduação.

 

De acordo com o IBGE, os estudantes negros (pretos e pardos) são maioria nas instituições de ensino superior federais, estaduais e/ou municipais. A pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil Universidade, divulgada no ano passado, mostra que o Brasil tinha mais de 1,140 milhão estudantes autodeclarados pretos e pardos em 2018, enquanto os brancos ocupavam pouco mais de um milhão.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo