Câmara adia votação do Fundeb para esta terça (21)

Educação Básica

Publicado em 20/07/2020 - 20:54 Por Kariane Costa - Brasília

Após impasse, votação do Fundeb, o Fundo de Financiamento da Educação Básica, é adiada e remarcada para esta terça-feira (21). Após cinco anos em discussão, a proposta que torna permanente o Fundeb, o Fundo de  Financiamento da Educação Básica, chega na reta final na Câmara dos Deputados.

 

Enquanto não há votação no plenário, as negociações continuam. O governo pediu mais tempo  e retomou as conversas com a relatora da PEC, Proposta de Emenda à Constituição, a deputada federal,  professora Dorinha, do Democratas, para propor ajustes finais antes da votação.

 

A proposta da professora Dorinha aumenta de 10 para 20% a contribuição da União ao fundo, e também passa a beneficiar 23 estados. O Fundeb é sustentado por meio de impostos municipais e estaduais e uma contribuição do governo federal. A parcela hoje é de 10% sob o total do valor arrecadado com os impostos locais.


O texto da relatora aumenta a contribuição de forma escalonada. A partir do ano que vem o aumento seria de 12,5%, chegando a meta dos 20% em 2026.
O  governo propõe adiar essa nova contribuição para 2022 e direcionar parte do dinheiro, cerca de 5%, que iria para o Fundeb para um novo programa social, o Renda Brasil, que deve substituir o Bolsa Família.

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou a proposta de adiamento e disse que a transferência do recurso para um programa assistencial deve encontrar resistência, já que hoje o Brasil considera a educação de crianças de zero a três anos como política educacional e não assistencial, como era no passado.

 

O Fundeb concentra a maior parte do dinheiro usado pela educação básica, que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio. De acordo com a relatora, em 2019 os recursos chegaram a cerca de R$153 bilhões. Pelas regras atuais, o fundo existiria só até o fim deste ano. Por isso que agora o Congresso quer atrelar à constituição.

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo