Enquete sobre data do Enem 2020: 85% dos inscritos escolhem fazer prova em 2021

Enquete do Enem 2020

Publicado em 01/07/2020 - 14:10 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Oitenta por cinco dos alunos inscritos no Enem que responderam a enquete sobre qual seria a melhor data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio escolheram fazer a prova só em 2021.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, deu três opções de datas para o Enem: dezembro deste ano; janeiro do próximo ano; ou maio de 2021.

 

A enquete foi aberta após o Ministério da Educação aceitar adiar o Enem por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Dos mais de 5 milhões e 783 mil inscritos no Enem de 2020, 19% responderam a essa enquete pela internet. Desses, 49% escolheram fazer a prova só em maio de 2021, 35% escolheram fazer a prova em janeiro do próximo ano e 15% escolheram dezembro deste ano.

 

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que a opinião dos estudantes será levada em consideração, mas que a data será definida somente após negociação com os representantes das secretarias estaduais de educação, dos reitores das universidades e outros setores interessados.

 

O presidente do Inep disse esperar que dentro de duas ou três semanas já possa definir a data, mas não se comprometeu com um prazo para anunciar o novo dia da prova. O ministro interino da Educação, Antônio Paulo Vogel, considera que fazer o exame em maio de 2021 pode inviabilizar o primeiro semestre do próximo ano.

 

O ministro interino está no cargo desde a saída de Abraham Weitraub, no dia 18 de junho. Com a demissão de quem seria o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, o cargo segue vago. Segundo o ministro interino, que é secretário-executivo da pasta, as atividades do Ministério seguem normalmente.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo