Aulas presenciais em São Paulo são adiadas para 7 de outubro

Plano São Paulo

Publicado em 07/08/2020 - 19:14 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A decisão de adiar o retorno às aulas presenciais foi anunciada nesta sexta-feira (7) pelo governador do estado João Dória. Pela previsão inicial, as escolas voltariam a receber os estudantes a partir do dia 8 de setembro. Agora, isso só deve acontecer no dia 7 de outubro.

 

A decisão afeta mais de 13 milhões de estudantes em todo o estado, tanto da rede pública quanto da rede privada.

 

Segundo o Plano São Paulo, que vem orientando a flexibilização da quarentena, a retomada das aulas só pode acontecer quando todo o estado estiver há pelo menos 28 dias na terceira etapa de flexibilização, a fase amarela. A contagem do prazo começa quando 80% da população do estado já está em regiões na fase amarela, sendo que o restante, os outros 20%, devem avançar e permanecer nessa mesma etapa por pelo menos 14 dias.

 

Mas faltando praticamente 1 mês para a previsão inicial de retomada das aulas em setembro, apenas a capital, a Região Metropolitana e a Baixada Santista estavam na fase amarela. A maior parte do estado ainda estava ou na segunda fase do plano, a fase laranja, ou mesmo na primeira fase, a fase vermelha, de maior restrição.

 

Junto com a decisão de adiar a retomada das aulas, o governo também decidiu reclassificar a maior parte das regiões do estado. Das 11 que estavam na fase laranja, 7 avançaram para a fase amarela nesta sexta-feira. E duas regiões que estavam na vermelha - Ribeirão Preto e Piracicaba - saltaram direto para a amarela, sem passar pela fase laranja. Com isso, 86% da população de São Paulo está em regiões classificadas na terceira fase do plano, e pode começar a contar o prazo para a volta às aulas.

 

Segundo a programação da Secretaria de Educação do estado, a partir do dia 8 de setembro, regiões que já estão há mais de 28 dias na fase amarela têm a opção de fazer atividades presenciais nas escolas, como aulas de reforço. Esse é caso, por exemplo, da capital paulista.

 

Segundo o secretário de Educação do município, Bruno Caetano, a prefeitura vai avaliar nas próximas semanas se retoma ou não as atividades presenciais.

 

Mas mesmo as atividades presenciais devem ser limitadas a no máximo 35% dos alunos da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, e no máximo 20% dos estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

 

O estado de São Paulo registrou nessa sexta-feira 608 mil casos de coronavírus e 24.735 óbitos. Em todo o estado, a taxa de ocupação de leitos está abaixo de 60%;

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo