Escolas da rede privada do RJ poderão receber linha de crédito

A medida visa auxiliar na recuperação financeira das unidades

Publicado em terça-feira, 18 Agosto, 2020 - 11:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro liberou uma linha de crédito de até R$ 150 milhões para as escolas particulares do Estado, afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

A medida visa auxiliar na recuperação financeira das unidades, que estão precisando praticar descontos nas mensalidades, e muitas perderam alunos durante o período de isolamento social.

Mesmo assim, representantes da rede privada querem o retorno das aulas presenciais o quanto antes. O diretor do Sinepe, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do município do Rio, Américo Santos Magalhães, alega que as escolas têm condições de receber os alunos em segurança.

A Associação Brasileira de Educação Infantil também defende a volta das atividades, mesmo para as crianças pequenas. A presidente Célia Moreno Maia acrescenta que, como muitos alunos tiveram matrículas canceladas pelos responsáveis, a frequência será muito menor, o que facilitará o controle das medidas sanitárias.

Mas o secretário estadual de Educação Pedro Fernandes permanece relutante em reabrir as aulas para a rede privada, enquanto não for possível fazer o movimento de retomada nas escolas públicas. E diz que a palavra final é dos especialistas em saúde consultados pela pasta.

As aulas presenciais em todo o Estado continuam vetadas por um decreto governamental que vale até esta quinta-feira(20), mas pode ser renovado.

Os municípios têm autonomia para decidir sobre as escolas públicas de Ensino Fundamental. Mas a rede particular e as escolas estaduais de Ensino Médio dependem do aval do governo fluminense.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo