Fiocruz orienta escolas sobre o retorno das aulas presenciais

Consultores da Fundação vão ajudar as unidades na adoção de medidas

Publicado em terça-feira, 18 Agosto, 2020 - 14:53 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz recomenda que as escolas de todo o país elaborem um plano de ações para o enfrentamento e convívio com o novo cenário imposto pela pandemia, antes de reabrir as unidades. O planejamento intersetorial integrado deve ser feito em cada escola, a partir de suas especificidades, incluindo o ensino híbrido e a criação de uma comissão interna de saúde e ambiente.

As recomendações foram divulgadas nesta semana em uma nota técnica de um grupo de trabalho que reúne, além da Fiocruz, pesquisadores da Fundação Cecierj, da UFRJ, professores da rede pública e gestores das áreas da educação e saúde.

A pesquisadora Tania Araújo-Jorge, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, do Instituto Oswaldo Cruz, e coordenadora da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, destaca que o foco da discussão não deveria ser a data da reabertura das escolas.

A partir dos dados da Covid-19 no Rio de Janeiro, que continua ultrapassando as 100 mortes diárias pela doença, a pesquisadora aponta que o momento, ainda desfavorável ao retorno às salas de aula, deve ser aproveitado para esse planejamento.

As recomendações vão além dos aspectos sanitários já elencados por organizações com a Unicef, que estipulam por exemplo, regras de distanciamento e higiene.

A nota chama atenção para aspectos importantes, como a tentativa de reconexão de todos os integrantes da comunidade escolar, por meio por exemplo, de contatos telefônicos com as famílias; uma política de acolhimento em saúde mental e emocional; a reconstrução do vínculo do aluno com a escola para que ele se sinta seguro para evitar a evasão escolar. Além disso, o planejamento precisa ter como foco a organização do cotidiano das atividades, com a reconfiguração do espaço e do processo de aprendizagem.

O texto também ressalta a importância da implementação definitiva do ensino híbrido, como forma de estimular a criação de novos métodos didático-pedagógicos. A pesquisadora da Fiocruz destaca que essa é uma oportunidade que acabou sendo trazida pela pandemia de repensar o modelo de ensino.

A Fiocruz se coloca à disposição para ajudar os gestores e organizações educacionais na construção dos planejamentos com a manutenção de uma equipe permanente de consultoria.

 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo