Governo do RJ mantém suspensão das aulas presenciais

Aulas presenciais

Publicado em 05/08/2020 - 15:09 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As aulas presenciais no Rio de Janeiro continuam proibidas até o dia 20 de agosto, de acordo com determinação do Governo do Estado. A vedação, publicada em decreto nesta quarta-feira (05), vale para as redes pública e particular, incluindo o ensino superior.

 

Na sexta-feira (31), a Secretaria estadual de Educação chegou a publicar um plano de retorno, com orientações pedagógicas e sanitárias. O documento contém regras como a garantia do distanciamento entre alunos e trabalhadores, uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, entre outros itens. Mas, ressalva que as atividades presenciais só podem recomeçar com aval do governo.

 

A renovação da suspensão abre mais um capítulo no imbróglio da volta às aulas na capital. Há algumas semanas, a Prefeitura autorizou o retorno para quatro turmas de Ensino Fundamental das escolas particulares, o que foi celebrado pelo sindicato que representa os donos das instituições de ensino.

 

Agora, no entanto, o município afirma que não determina, nem regula o funcionamento da rede privada, e que apenas divulgou a autorização dada pela Vigilância Sanitária.

 

A situação foi parar na justiça. Defensoria e Ministério Público moveram uma ação civil, pedindo a suspensão do decreto municipal. A Justiça do Rio negou, em primeira e segunda instâncias, no plantão judiciário; mas, após novo recurso, a matéria será analisada pela Vara de Infância e Juventude.

 

Os professores também se recusam a voltar, e decretaram greve das aulas presenciais, até que as autoridades sanitárias como a Fiocruz ,concluam que é seguro retornar.

 

Já com relação às escolas públicas de ensino fundamental, a Prefeitura diz que não há data concreta de retorno. Mas o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) divulgou uma nota dizendo o município já anunciou a volta às aulas, em reunião fechada, para meados deste mês. O SEPE também pretende decretar greve, caso isso se confirme.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo