Alunos da rede pública do RJ, sem internet, terão aulas em outubro

O retorno vale para os municípios que estejam com a bandeira amarela

Publicado em 02/09/2020 - 13:57 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O retorno às aulas nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro no dia 5 de outubro vai ser apenas para os estudantes que não têm acesso à internet. E também nos municípios que estejam com a bandeira amarela - com risco baixo de contágio para a covid-19.

Ao confirmar a reabertura das escolas, nessa terça-feira(02), o secretário de Educação, Pedro Fernandes, garantiu que as salas de aula serão transformadas em laboratórios. As unidades de ensino de todo o Estado terão computadores, equipamentos multimídia e materiais didáticos digitais.

O Sindicato Estadual de Profissionais da Educação avalia que ainda é cedo para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede, porque a posição de controle da pandemia da covid-19 não está definida. Além disso, segundo o coordenador da entidade, Gustavo Miranda, os equipamentos anunciados pelo secretário Pedro Fernandes, ainda não foram comprados.

Na audiência de conciliação sobre o dissídio de greve dos professores, no Tribunal de Justiça, nessa terça-feira(02), o presidente do TJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, estabeleceu que as partes têm até o dia 1º de outubro, para chegarem a um acordo sobre a retomada de aulas presenciais na rede estadual sem que haja perda do calendário escolar.

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo