Escolas de mais de 120 municípios de São Paulo voltam parcialmente

Atividades disponíveis serão reforço, acolhimento emocional e tutoria

Publicado em 08/09/2020 - 13:10 Por Nelson Lin - Brasília

A partir desta terça-feira, dia 8, mais de 120 municípios no estado terão retorno parcial das atividades escolares. São cidades que estão há mais de 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de reabertura. No rol de atividades que as escolas vão oferecer nesse primeiro momento estão o reforço escolar, o acolhimento emocional e tutoria pedagógica.

E, segundo a Secretaria Estadual de Educação essa reabertura das escolas é opcional. Além disso, as escolas estaduais de todos os níveis e as particulares do ensino médio deverão respeitar o limite de 20% da capacidade máxima. Esse limite aumenta para 35% nas escolas municipais e particulares do ensino fundamental. Jovens e profissionais que forem do grupo de risco não deverão retornar às atividades presenciais.

A capital e as cidades da região metropolitana não estão inclusas na reabertura desta terça. A previsão, de acordo com o governo, é que as aulas retornem em todo o estado a partir do dia 7 de outubro, com a ressalva de que caberá a cada unidade escolar optar ou não pelo retorno.

O Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo promete mobilização para uma greve caso o governo do estado mantenha esse plano de retorno às aulas presenciais. Já a Secretaria Estadual da Educação se diz aberta ao diálogo e acrescenta que o professor que não estiver à vontade para o retorno presencial poderá continuar dando aulas a distância.

O estado de São Paulo registrou quatro semanas consecutivas com queda de mortes e internações pelo novo coronavírus. De acordo com informe da Secretaria Estadual da Saúde, a média diária de óbitos caiu de 252 para 192 e a de novos casos diminuiu de 1.714 para 1.418. Até agora, o estado acumula mais de 31 mil e 300 mortes no estado e 857 mil casos confirmados.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo