Governo do Rio e sindicato devem decidir sobre volta às aulas em 1 mês

Audiência de conciliação foi marcada para 1º de outubro

Publicado em 01/09/2020 - 18:48 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Em audiência nesta terça-feira (1), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Mello Tavares, decidiu por uma nova audiência de conciliação entre o SEPE, Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, e o governo do estado, no processo referente à paralisação da categoria, chamada de “greve pela vida”. A nova audiência está marcada para o dia primeiro de outubro.

Para o coordenador-geral do Sepe, Gustavo Miranda, a decisão da Justiça de uma nova audiência para avaliar a situação da pandemia no estado, é um primeiro passo na tentativa de chegar a uma mediação entre os profissionais de ensino e o governo do estado do Rio, para que o roteiro às aulas presenciais possam acontecer de forma segura para alunos, professores e toda a comunidade.

E como forma de uma maior mobilização da categoria, até que haja uma deliberação final da Justiça sobre a possibilidade de retorno ou não das aulas presenciais no estado, o sindicato pretende manter a greve, como explica Gustavo Miranda. 

De acordo com Gustavo, a  “greve pela vida” é legitima. O coordenador-geral do SEPE ressalta que é dever do sindicato defender a vida dos professores.

No dia 19 de agosto, em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo do Rio publicou decreto determinando que as aulas presenciais na rede de ensino privada poderiam ser retomadas a partir do dia 14 de setembro.

Já na rede pública, inclusive nas unidades de ensino superior, o retorno ficou para o dia 5 de outubro. Conforme o decreto, a previsão da volta das atividades escolares presenciais valeria apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela covid-19.

Em meio à possibilidade de retorno às aulas presenciais, profissionais da educação votaram pela greve pela vida. Após a decisão da categoria, o SEPE divulgou uma nota salientando  que a greve “é o último recurso frente a possibilidade de reabertura de escolas e refeitórios em plena pandemia da covid-19. Na avaliação do sindicato, a medida ‘colocaria alunos, profissionais de educação e membros da comunidade escolar em risco de contágio, adoecimento e morte”.


 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo