Professores decidem manter greve contra atividades presenciais, no Rio

Decreto do governo estadual libera retorno das aulas no dia 13

Publicado em 06/09/2020 - 16:41 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Professores da rede particular do Rio de Janeiro decidiram manter a greve contra o retorno das atividades presenciais nas escolas neste momento. A decisão foi tomada em assembleia virtual da categoria nesse sábado. Na rede pública, a chamada "greve pela vida" também se mantem, mas está sendo questionada pelo governo do estado na Justiça. 

O presidente do Sinpro-Rio, sindicato que representa os educadores da rede particular, Osvaldo Teles, fala que a falta de orientações científicas claras sobre a segurança do retorno presencial fez com que os professores decidissem manter a recusa de retornarem às escolas neste momento.

Nesse sábado, o governo do estado publicou um novo decreto regulamentando as atividades liberadas na pandemia. As aulas presenciais continuam suspensas pelo menos até o dia 13 de setembro. Ainda na última semana, a Secretaria de Educação anunciou, que a partir do dia 5 de outubro, as escolas situadas em municípios classificados como sendo de baixo risco de contágio pela covid-19 vão abrir para que estudantes que não tenham acesso à internet participem das atividades propostas.

Em uma audiência de conciliação realizada no ultimo dia 3, entre o Sepe, o Sindicato dos Professores da Rede Pública, e a Secretaria de Educação, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio de Mello Tavares, deu um prazo até o dia 1º de outubro, para que as partes cheguem a um acordo.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo