Um terço dos estudantes brasileiros de até 15 anos já repetiu de ano

País é o quarto pior resultado entre 80 pesquisados pela OCDE

Publicado em 29/09/2020 - 18:45 Por Dayana Vítor - Brasília

Mais de 34% dos estudantes brasileiros de até 15 anos repetiram de série pelo menos uma vez na vida, segundo estudo da OCDE- Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulgado nesta terça-feira. Quase 52% dos reprovados estavam na parcela mais pobre da população. A maioria também morava em áreas rurais e vilas.

Kevin Wemerson reside na periferia do Distrito Federal e repetiu de série três vezes. Na primeira, ele tinha 14 anos. Com 17 anos, Kevin até começou o sétimo ano, mas desistiu. Ele nos conta os motivos de suas reprovações.

Na América do Sul, apenas a Colômbia tem um índice pior de repetência escolar do que o Brasil. Lá, quase 41% dos alunos de até 15 anos foram reprovados. Já Taipei, na China, e a Islândia apresentaram menor repetência entre os pesquisados. Nessas localidades, apenas 0,9% dos estudantes dessa idade já repetiram de série, de acordo com a OCDE.

Esses dados fazem parte do levantamento "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso". É o 5º relatório da instituição elaborado a partir de dados do PISA- que é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que foi aplicado para 600 mil estudantes de 15 anos em 80 países e territórios em 2018

Segundo o estudo, quase 32% dos diretores das escolas relataram falta de recursos. Essa estrutura insuficiente pode levar a reprovação dos alunos, como argumento a pós doutora em política educacional, Natália Duarte.

Para evitar a evasão, Natália Duarte enumera algumas ações que poderiam melhorar o ensino e atrair alunos.

Lembrando que o financiamento da educação básica vai aumentar já em 2021, isso porque a Emenda Constitucional do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o governo federal terá que investir mais no fundo. Já no ano que vem a participação que hoje é de 10% passará para 12%. Em 2026, chegará a 23%.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo