Iury, 1º surdocego a se formar na UnB: inclusão na escola é a chave

Conheça o jovem cuja presença mudou a acessibilidade da universidade

Publicado em 15/10/2020 - 21:02 Por Renata Martins - Brasília

Foto na sala de casa com o diploma de graduação na mão, ao lado da família, virou foto clássica de uma colação de grau em tempos de pandemia.

Este semestre, Iury Moraes tirou esse retrato, mas a imagem não mostra quase nada de uma vida toda. Aquele diploma na mão representa obstinação e mais um triunfo, conquistado com um passo de cada vez.

Iury Moraes é o primeiro estudante surdocego a se formar em Letras pela Universidade de Brasília. Também foi o primeiro a ingressar na UnB, em 2016.

O jovem de 26 anos nasceu com catarata e surdez profunda congênita. Iury sempre estudou em escolas públicas regulares de Brasília, com colegas com e sem deficiência, surdos, cegos ouvintes.

Por meio da voz da mãe, a Elemregina Moraes, Iury narrou um pouco dessa saga.

Para ele, ter pessoas com deficiência estudando em escolas regulares força as instituições a promoverem políticas de acessibilidade e inclusão.

A diretora do Instituto de Letras da UnB, Rosana Rigota, relata que os desafios foram muitos – para ele e para a universidade.

Iury se formou em Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira, e português como segunda língua. Cerca de 30 surdos, três deles surdocegos, estudam atualmente no Instituto de Letras da UnB.

Segundo a presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Cláudia Sofia Pereira, há pelo menos 7 mil estudantes com essa deficiência estudando no Brasil.

Iury não pretende parar. Dar aulas, fazer mestrado e doutorado estão nos planos do jovem que disse "nunca" quando foi questionado se alguma vez pensou em desistir.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo