Pesquisa da FGV aponta que pandemia acentuou abismo educacional

Adolescentes das classes A e B estudam mais que os da camada E

Publicado em 21/10/2020 - 17:07 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Adolescentes de 16 e 17 anos,  das classes A e B,  estudam 64% mais horas do que aqueles da camada E, que são os mais pobres. É o que aponta uma pesquisa da FGV, Fundação Getúlio Vargas, divulgada nesta quarta-feira (21).

O economista Marcelo Neri, um dos autores do levantamento, prevê que as desigualdades educacionais, que vinham em queda, voltarão a subir e devem permanecer assim, mesmo depois da pandemia. Na sua avaliação, esse quadro vai se refletir no mercado de trabalho, especialmente para a população entre 15 e 24 anos de idade.

Ainda segundo à pesquisa, elaborada pela FGV Social com base em dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estudo à distância, imposto pelo isolamento social provocado pelo novo coronavírus, elevou o patamar da desigualdade educacional no Brasil.

De acordo com a sondagem, os alunos mais ricos passam, em média, cerca de 3 horas e 20 min assistindo aulas à distância ou realizando atividades escolares. Já na classe C, o tempo de estudo cai para 2 horas e 21 min. Quando avaliado o tempo dedicado pelos estudantes mais pobres, das classes D e E, esta média é de 2 horas e 02min.

Entre os que possuem de 6 a 15 anos, os jovens da classe A estudaram cerca de 3h11min por dia ao longo de agosto. Este tempo caiu para 2h22min na camada C, para 2h10min na D e 2h02min na E.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo