logo Radioagência Nacional
Educação

Professores da rede estadual de PE entram em greve

Docentes não voltaram ao trabalho presencial por medo da pandemia
Baixar
Dayana Victor
21/10/2020 - 16:21
Brasília

O retorno opcional às salas de aula pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio de Pernambuco, marcado para esta quarta-feira (21), não ocorreu como previsto. É porque muitos professores da rede estadual de ensino decidiram não voltar, por medo do novo coronavírus. Eles já estão em casa há mais de sete meses. Esse impasse entre Secretaria de Educação e professores foi parar na Justiça do estado e com multa de 100 mil reais por dia parado.

Mas as aulas remotas continuam, segundo o SINTEPE - que é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. Já a Secretaria de Educação garantiu que o retorno foi um sucesso por causa das medidas de higiene e distanciamento social estabelecidas. Afirmou que apenas 11% dos docentes não compareceram ao trabalho.

Os professores que  aderiram à paralisação garantem que só vão decidir sobre o retorno às salas de aula, após novas vistorias em escolas do estado, que vão acontecer nesta semana, para verificar as condições. A questão da volta ao trabalho será decidida somente na sexta-feira (23), assembleia da categoria. O presidente do SINTEPE, Fernando Melo , explica a situação.

Enquanto os professores pernambucanos não aceitam o retorno ao trabalho, o governo segue o cronograma previsto. A volta dos estudantes do segundo ano do ensino médio está marcada para semana que vem, dia 27, e os do primeiro ano, em 3 de novembro. Já as aulas da educação Infantil e do Ensino Fundamental, ainda estão sem datas para serem retomadas.

O governo garante que o retorno é opcional e que alunos, professores e demais profissionais da Educação incluídos no grupo de risco, não irão voltar as atividades presenciais.

x