Encceja abre inscrições dia 11 de dezembro

Publicado em 27/11/2020 - 16:00 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ser realizado por pessoas que não conseguiram concluir os estudos no tempo regulamentar. Como é o caso de Mônica Barbosa, que teve que deixar a escola quando cursava o segundo ano do ensino fundamental, por causa de problemas financeiros.

Mas o desejo de concluir os estudos fez com que ela buscasse meios de conseguir o diploma. Foi aí que em 2002 ela participou da primeira edição do Encceja, e de lá pra cá, não parou mais: terminou o ensino médio e já cursou duas faculdades. 

Se a história da Mônica te inspirou, saiba que você também tem essa oportunidade. É que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) lançou o edital para a edição de 2020 da prova. As inscrições vão do dia 11 ao dia 22 de janeiro, e as provas estão marcadas para o dia 25 de abril de 2021 em todos os estados e no Distrito Federal. 

Para fazer o exame, no entanto, é preciso ficar atento a um detalhe: se o objetivo for concluir o ensino fundamental, o candidato precisa ter idade mínima de 15 anos na época em que for fazer a prova. Agora, se a intenção for conquistar um diploma de ensino médio, é preciso ter no mínimo 18 anos no dia do exame. 

Para o ensino fundamental, as disciplinas do Encceja são português, artes, educação, física e redação, além de matemática, história, geografia ciências naturais e língua estrangeira moderna.

No ensino médio, além dessas, o candidato precisa estar por dentro das ciências humanas. 

A professora Ana Angélica, que atua com educação de jovens e adultos, ressalta a importância de concluir os estudos, e explica que o Encceja é um passaporte que confere autoridade ao estudante, permitindo que ele seja autor de sua própria história.

A participação do Encceja é de graça. Mas se por algum motivo você se inscreveu e não foi fazer a prova na edição passada, precisa justificar antes de se inscrever nesse ano novamente.

Para saber mais detalhes de como participar da prova, acesse o site do INEP. Boa Sorte!

Produção: Renato Lima

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo