Diploma digital começa a valer na UFPB e na UFRN

Publicado em 16/12/2020 - 15:33 Por Dayana Vitor - Brasília

As universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte são as primeiras a implementar o projeto piloto de diploma digital no país e já emitem esse tipo de documento.

Até o final de 2021, as 69 universidades federais e os 41 institutos de educação profissional e tecnológicas também vão oferecer o diploma nesse formato. Depois, será a vez das instituições privadas. A iniciativa é do Ministério da Educação.

A emissão desses documentos é uma parceria do governo federal com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Esses diplomas têm validade jurídica igual à versão imprensa, e ainda contam com segurança digital.

Durante o lançamento da novidade, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que o novo diploma permitirá a redução de tempo e do custo para emissão dos diplomas. Além disso, lembrou da garantia de autenticidade e da preservação do meio ambiente com menos gastos de papel.

O diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisas, Nelson Simões, destacou que qualquer pessoa poderá verificar a veracidade do diploma pela internet.

Segundo Nelson, a cada ano, existem cerca de 250 mil formandos nas instituições federais de ensino superior que poderão se beneficiar com o diploma digital. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que no futuro a versão digital do documento poderá ser fornecida para pessoas já formadas. Ainda que a pasta estuda uma versão on-line do histórico universitário.

 

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo