30% dos candidatos inscritos no Enem acessaram cartão de confirmação

Número representa 1,7 milhão de pessoas nesse primeiro dia de consulta

Publicado em 05/01/2021 - 21:14 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Mais de 1,7 milhão de candidatos ao Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2020, que vão fazer a prova impressa já acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição.

O balanço, divulgado pelo Ministério da Educação, mostra que até às 19h dessa terça-feira, primeiro dia em que o cartão ficou disponível para consulta, mais de 31% dos cerca de 5,6 milhões de inscritos acessaram o documento.

O cartão tem informações como o número de inscrição, data, hora e local do exame e está disponível na Página do Participante.

Para acessar, o inscrito deve, obrigatoriamente, se cadastrar no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br.

A estudante de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, Thainá Maciel, não teve nenhum problema para acessar a página do participante e já baixou o cartão de inscrição.

Aos 19 anos, e muito precavida, a estudante também já conferiu o local de prova e a rota para chegar até lá. Ao ser perguntada se está tranquila para fazer o exame, Thainá respondeu.

As provas do ano passado na versão impressa, que foram adiadas por causa da pandemia de Covid-19, estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A poucos dias para a realização das provas, entidades estudantis pedem novo adiamento do Enem. Iago Montalvão, presidente da UNE, União Nacional dos Estudantes, afirma que a preocupação é o novo coronavírus.

Em vídeo divulgado nessa terça-feira pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o presidente do instituto, Alexandre Lopes, garantiu que todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão adotadas durante o exame.

A apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória. Mas o Inep recomenda que o participante leve o documento nos dias da prova.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo