Enem 2020 traz novidades para melhorar acessibilidade

Publicado em 22/01/2021 - 17:54 Por Luísa Câmara - Brasília

segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (24). A edição de 2020, que foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, tem uma novidade: medidas de acessibilidade para os participantes.

Os alunos usam um aplicativo que transforma o texto do monitor em voz e redação em braile. Além isso, a correção das provas de candidatos autistas e surdocegos será feita por uma banca especial.

As medidas vêm sendo implementadas a partir de necessidades antigas dos estudantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 47 mil candidatos solicitaram atendimento especializado este ano. Outra novidade é que participantes terão banca especial para correção das provas.

Nesta edição o Enem tem duas versões: uma impressa e uma digital.  O formato digital deve ser aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, e vai acompanhar as medidas de acessibilidade.

* estagiária com supervisão de Jéssica Gonçalves

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: conheça os filmes brasileiros que estreiam nos cinemas

Chegam às telas os filmes brasileiros A Colmeia, de Gilson Vargas; As verdades, de José Eduardo Belmonte; Carro Rei, de Renata Pinheiro; e Seguindo todos os protocolos, de Fábio Leal.

Baixar arquivo
Geral

Brasil e Austrália fazem acordo para vistos de trabalho e férias

Entrou em vigor nesta sexta-feira (01) um acordo que vai permitir que, a cada ano, 500 jovens brasileiros entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até 12 meses, para trabalhar ou estudar.

Baixar arquivo
Geral

Programa federal dará selo de boas práticas agrícolas no país

Entre as Boas Práticas Agrícolas está o cuidado com o uso de agrotóxicos, para que o alimento não contenha resíduos acima do permitido pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia uso de mandioca e fungo amazônico para tratar câncer

O projeto para tratar câncer de pele recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, e é realizado de forma colaborativa com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco e Sport se enfrentam no domingo em jogo de "seis pontos"

Com 21 pontos, o Sport está na quinta posição na classificação, nove a menos que o Vasco. Aumentar a vantagem para o Leão significa mais chance de subir para a Série A.

Baixar arquivo
Geral

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Etiqueta indica diferença de consumo de até 30% entre produtos.

Baixar arquivo