Escolas no DF reajustam mensalidades de 2021 em até 11%

Percentual foi estimado por associação que representa pais e alunos

Publicado em 07/01/2021 - 08:37 Por Gésio Passos - Brasília

Todo começo de ano é mesma coisa. Pais que têm condições de manter os filhos em escolas particulares preocupados com o aumento das mensalidades.

No Distrito Federal, a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino Particulares apurou que, em 2021, as mensalidades foram reajustadas entre 3% e 11%.

Alexandre Veloso, presidente da associação, fala que muitos pais não esperavam aumento este ano.

Para Igor Marchetti, advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a legislação obriga que as escolas sejam transparentes sobre os motivos dos reajustes e forneçam uma planilha de custos aos pais.

Caso percebam que houve abuso, os pais devem negociar com as escolas, podendo ainda buscar medidas judiciais individuais ou coletivas.

Ademar Pereira, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, afirma que o setor passa por dificuldades, com alta evasão e a necessidade de se adaptar na pandemia, que pode influenciar o reajuste neste ano.

Ademar Pereira ainda defende que os estados e municípios permitam o retorno à aula presencial, com a adoção de todos os protocolos de necessários ao funcionamento das escolas particulares.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo