Maratona Enem vai ao ar na TV Brasil para ajudar na reta final

Exame ocorre nos próximos dois domingos

Publicado em 12/01/2021 - 21:01 Por Victor Ribeiro - Brasília

Uma parceria da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, com os ministérios das Comunicações e da Educação e com a Secretaria de Educação do Distrito Federal vai levar ao ar a Maratona Enem, na tela da TV Brasil. Serão aulões transmitidos às quintas-feiras e aos sábados desta semana e da próxima, de 14h até 18h.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou que a parceria amplia o acesso à educação. Isso porque, enquanto a internet funciona de forma precária para grande parte da população, quase todas as famílias têm um aparelho de televisão em casa.

Durante as aulas na TV Brasil, os estudantes que tiverem um telefone celular com acesso à internet vão poder baixar material extra e simulados do Exame Nacional do Ensino Médio. Basta apontar a câmera do aparelho para o código QR que vai aparecer no canto da tela.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que, desde que o Enem começou a dar acesso ao ensino superior no Brasil, em 2004, sempre houve a preocupação de usar o exame para reduzir as desigualdades sociais. Para ele, a transmissão dos aulões pela TV se junta a outras iniciativas, como a lei que reservou vagas para estudantes da rede pública.

A TV Brasil faz parte da EBC, assim como a Agência Brasil, a Radioagência Nacional e as rádios MEC e Nacional.

O presidente da EBC, Glen Valente, afirmou que a Maratona Enem reforça o papel da comunicação pública como instrumento de cidadania.

A Maratona Enem vai ao ar quinta e sábado desta e da próxima semana, nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro, sempre das 14h às 18h. A transmissão será feita pela TV Brasil, que em boa parte do país funciona no canal 2.1 na TV digital, e também nos perfis no YouTube da TV Brasil e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Além dos aulões, tem o tradicional programa “Caiu no Enem”, com a correção da prova ao vivo. Será nos dois próximos domingos, na TV Brasil e na Rádio Nacional, a partir das 19h30.

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo