Rio de Janeiro define como será volta às aulas

Plano prevê também vacinação de professores

Publicado em 27/01/2021 - 22:47 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As aulas remotas na rede municipal do Rio de Janeiro retornam no próximo dia 8. Já as presenciais, recomeçam no dia 24 de fevereiro. Para isso, os profissionais de educação serão vacinados contra a Covid-19 logo depois dos idosos. A informação foi divulgada pela Prefeitura da capital fluminense nesta quarta-feira (27).

Uma das primeiras ações será a distribuição de livros, materiais e atividades para os alunos estudarem de casa.

Duas semanas após a retomada, a Prefeitura prevê lançar uma plataforma digital para possibilitar aulas ao vivo. Será o aplicativo Rio Educa, que terá apoio de canais de tv aberta e fechada na sua divulgação. A intenção é distribuir pacotes de dados de 1gb por mês para os cerca de 640 mil alunos.

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, destaca que mesmo facultativo, o retorno presencial tem um valor social, tanto para estudantes, quanto para os profissionais envolvidos.

A quantidade de alunos nas salas para a retomada das aulas vai depender do risco epidemiológico da área onde fica a unidade. Atualmente, todas as regiões administrativas do Rio estão com risco alto.

 

Caso a demanda seja maior que a capacidade, terá que ser feito um rodízio de estudantes. No entendimento do secretário de Saúde, Daniel Soranz, este é o momento de reabrir as escolas municipais.

 

O membro do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura e professor da Universidade Estadual do Rio, Carlos Alberto Oliveira destaca que a prioridade é manter os estudantes ativos, seja remota ou presencialmente.

 

A previsão é que até o dia 10 de abril todas escolas que a Prefeitura do Rio consideram aptas, voltem a funcionar.

 

Segundo a Secretaria de Educação, das mais de 1.400 unidades, 43 não têm condição de retornar. A reforma desses locais deverá custar até R$ 35 milhões.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo