Escolas e creches particulares do Rio podem retomar aulas presenciais

Instituições podem optar pelo sistema híbrido: presencial e online

Publicado em 01/02/2021 - 14:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Escolas e creches particulares da cidade do Rio de Janeiro estão autorizadas a retomar as aulas presenciais, desde que sigam os protocolos de proteção contra a covid-19.

No entanto, a liberação para reabertura, a partir desta segunda-feira (1º), fica a critério de cada estabelecimento de ensino, que poderá decidir pelo sistema de funcionamento híbrido, ou seja, presencial e online.

Lucas Werneck, diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Rio, destaca a importância da volta das atividades em sala de aula para crianças e adolescentes. E ressalta a necessidade das unidades escolares respeitarem as bandeiras de alerta de risco de propagação da pandemia.

Na rede pública municipal, a volta às aulas está programada para 8 de fevereiro, de maneira remota, e no dia 24, de forma presencial. Já o calendário da rede estadual prevê o início do ano letivo também no próximo dia 8, e aulas presenciais a partir de 1º de março.

Mas, diante do anúncio de retomada das atividades escolares, professores tanto do município quanto do estado decretaram greve.

Os profissionais reivindicam a manutenção do trabalho remoto e defendem a inclusão da categoria entre os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a covid-19.

Durante as assembleias virtuais, ficou decidido que os professores que forem convocados não deverão comparecer às instituições de ensino.

O coordenador geral do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, Gustavo Miranda, defende o movimento, batizado de greve pela vida, como forma de preservar a saúde da população e da comunidade escolar. Ele acredita no retorno das aulas presenciais ainda este ano, mas não neste momento.

As escolas em todo o estado estão fechadas desde março do ano passado, quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo