Retorno às aulas é adiado em 530 escolas de São Paulo

Justificativa é o rompimento de contratos com empresas de limpeza

Publicado em 14/02/2021 - 15:03 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de 500 escolas e creches da cidade de São Paulo não vão poder retomar as atividades nessa segunda-feira (15).

O retorno das atividades presenciais na rede pública municipal foi marcado para o dia 15 de fevereiro mas vai ser adiado em cerca de 530 escolas. A decisão afeta praticamente um terço das escolas que somam quase 1,6 mil unidades.

Segundo a secretaria municipal de educação, a justificativa para isso foi o rompimento do contrato por parte de duas empresas responsáveis pela limpeza dessas escolas.

A decisão foi informada ás famílias dos estudantes na tarde de sexta-feira (12).

Mas segundo os professores, o problema da limpeza das escolas não teve início agora. Começou no final de 2019, quando a prefeitura mudou os critérios para definir o número de profissionais no setor e voltou a anunciar uma redução nas equipes no final do ano passado, em função da pandemia de coronavírus.

A professora e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Ensino Laura Cymbalista contou como está a situação.

O secretário geral do SINPEEM, o Sindicato dos profissionais em educação no ensino municipal, Cleiton Gomes da Silva, confirmou que as equipes de limpeza nas escolas municipais foram reduzidas a cerca de 30% e que o fim do contrato com duas prestadoras de serviço na última sexta-feira (12) é apenas parte do problema.

O retorno às atividades presenciais foi autorizado desde que respeitando o limite de 35% da capacidade de cada escola.

Desde a semana passada, servidores e professores das escolas municipais entraram em greve. Eles argumentam que não existem condições sanitárias para o retorno às aulas presenciais. Apesar da greve, os professores mantém as atividades de ensino à distância.

Nós entramos em contato com a secretaria municipal de saúde que confirmou que os contratos foram rompidos, mas que não esclareceu quais foram os critérios usados para determinar a redução das equipes de limpeza em todas as outras escolas.

Nas escolas afetadas pelo rompimento do contrato devem retomar as atividades entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março, segundo a prefeitura.


 

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo