Justiça proíbe retomada de aulas presenciais no Rio de Janeiro

Publicado em 05/04/2021 - 12:08 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça proibiu a retomada das aulas presenciais no município do Rio de Janeiro. As atividades em sala, suspensas nos últimos dez dias por conta do período de recesso criado para tentar conter a pandemia de covid-19, deveriam ser normalizadas a partir desta segunda-feira. Antes do feriado sanitário, tanto as escolas particulares quanto as séries iniciais de algumas unidades públicas municipais já haviam retomado as aulas presenciais.

A decisão liminar contra o retorno dos alunos foi dada na noite deste domingo (4) pelo juiz Roberto Câmera Lace Brandão. O magistrado afirmou que a volta precipitada, nesse contexto de alta dos casos e lotação hospitalar, não tem motivação válida aparente e enseja uma elevação sem razão do risco de contágio.

A Secretaria Municipal de Educação já afirmou que vai recorrer assim que for notificada. Já o sindicato dos estabelecimentos particulares declarou que seu departamento jurídico ainda estava avaliando a questão. 

Por outro lado, os professores celebraram a liminar. Desde o ano passado, os profissionais da educação vêm reivindicando que a retomada presencial só ocorra após a vacinação. 

A capital, assim como outras 25 cidades fluminenses, estão sob bandeira roxa (com risco muito alto de contágio). O restante do estado está sob bandeira vermelha (de risco alto). Na manhã desta segunda-feira, a ocupação dos leitos de UTI estava em 92% na cidade do Rio de Janeiro. 

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo