Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020

Publicado em 29/04/2021 - 16:02 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para mais de 5 milhões em 2020. O dado faz parte de um estudo lançado nesta quinta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação.

Sob o título "Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação", o levantamento detalha que, no ano passado, o número de brasileiros com idade entre 6 e 17 anos fora da escola chegou a 1,5 milhão.

A suspensão das aulas presenciais e dificuldade de acesso à internet e à tecnologia, entre outros fatores, fizeram com que esse percentual aumentasse ainda mais. 3,7 milhões de crianças e adolescentes dessa mesma faixa etária matriculados na escola não tiveram acesso a nenhuma atividade, seja impressa ou digital, e não conseguiram manter o aprendizado em casa. Com isso, o total sem acesso à educação em 2020 ultrapassou os 5 milhões.

De acordo com o estudo, as maiores porcentagens de crianças e adolescentes sem acesso à educação estão nas regiões Norte e Nordeste, em áreas rurais. Além disso, cerca de 70% daqueles sem acesso à educação são pretos, pardos e indígenas.

O chefe de Educação do Unicef, Italo Dutra, alerta para o fato de que a exclusão escolar voltou a atingir crianças de faixas etárias em que esse problema já tinha sido praticamente resolvido no Brasil. Ainda segundo Dutra, o número de excluídos hoje no país se assemelha à marca do início dos anos 2000.

Entre as recomendações para reverter esse quadro, o estudo lista a implementação de um sistema de busca ativa para identificar aqueles que estão fora da escola; a garantia de acesso à internet a todos; a realização de campanhas de comunicação comunitária; e a mobilização das escolas no enfrentamento a exclusão escolar.

Outra ação considerada urgente é a reabertura das escolas, medida que deve ser tomada seguindo os protocolos de segurança e de acordo com a situação de cada localidade.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo