Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020

Publicado em 29/04/2021 - 16:02 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para mais de 5 milhões em 2020. O dado faz parte de um estudo lançado nesta quinta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação.

Sob o título "Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação", o levantamento detalha que, no ano passado, o número de brasileiros com idade entre 6 e 17 anos fora da escola chegou a 1,5 milhão.

A suspensão das aulas presenciais e dificuldade de acesso à internet e à tecnologia, entre outros fatores, fizeram com que esse percentual aumentasse ainda mais. 3,7 milhões de crianças e adolescentes dessa mesma faixa etária matriculados na escola não tiveram acesso a nenhuma atividade, seja impressa ou digital, e não conseguiram manter o aprendizado em casa. Com isso, o total sem acesso à educação em 2020 ultrapassou os 5 milhões.

De acordo com o estudo, as maiores porcentagens de crianças e adolescentes sem acesso à educação estão nas regiões Norte e Nordeste, em áreas rurais. Além disso, cerca de 70% daqueles sem acesso à educação são pretos, pardos e indígenas.

O chefe de Educação do Unicef, Italo Dutra, alerta para o fato de que a exclusão escolar voltou a atingir crianças de faixas etárias em que esse problema já tinha sido praticamente resolvido no Brasil. Ainda segundo Dutra, o número de excluídos hoje no país se assemelha à marca do início dos anos 2000.

Entre as recomendações para reverter esse quadro, o estudo lista a implementação de um sistema de busca ativa para identificar aqueles que estão fora da escola; a garantia de acesso à internet a todos; a realização de campanhas de comunicação comunitária; e a mobilização das escolas no enfrentamento a exclusão escolar.

Outra ação considerada urgente é a reabertura das escolas, medida que deve ser tomada seguindo os protocolos de segurança e de acordo com a situação de cada localidade.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro terá frio e chuva nos próximos dias

A frente fria que provocou ventania e chuva de granizo no Rio de Janeiro nessa segunda-feira, ainda vai deixar o tempo chuvoso e com temperaturas baixas pelos próximos dias.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 recua para 0,10% em maio, aponta FGV

Com o resultado, o indicador acumula taxa de inflação de 12,13% em 12 meses. Quase um terço do registrado em maio de 2021, quando ficou em 35,91%.

Baixar arquivo
Segurança

PF faz operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Ação é desdobramento de investigação contra o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes. 11 mandado de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Robert Scheidt vence na classe Laser da Europa Cup

Scheidt esteve sempre na liderança, vencendo seis das oito regatas, e soma 91 títulos internacionais.

Baixar arquivo