Portaria permite apresentação de documentos digitais para Fies

Publicado em 27/04/2021 - 14:17 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A partir desta terça, os estudantes aprovados no Fies ficam dispensados de levar alguns documentos para abrir financiamento nas instituições financeiras autorizadas. Isso porque a partir de uma portaria do Ministério da Educação publicada nesta segunda-feira (26), será possível a apresentação de documentos digitais das instituições de ensino como documento de regularidade de matrícula, documento de regularidade de inscrição, entre outros.

A medida é uma forma de agilizar os processos de abertura do financiamento, uma vez que as agências bancárias terão acesso às informações necessárias das instituições de ensino para cessão de financiamento por meio do sistema eletrônico do Fies.

O Fies é o programa do MEC que oferece aos estudantes acesso ao ensino superior por meio de financiamento de cursos por instituições privadas de educação. A taxa de juros desse financiamento é zero. Em 2021 foram ofertados mais de 93 mil vagas em 1461 instituições privadas de ensino no Fies.

 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Inpi prioriza tecnologias e fármacos destinados ao combate da covid-19

O Inpi, órgão responsável pelas patentes no Brasil, está priorizando o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo coronavírus. O objetivo é acelerar o exame de pedido de patentes de produtos relacionados à covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan anuncia que IFA da Coronavac chega na próxima semana

  1. O Instituto Butantan anunciou que deve receber dia 26 de maio, um novo lote do IFA, o insumo farmacêutico ativo, usado para a produção da Coronavac. A previsão é de que a China envie quatro mil litros do insumo, o que daria para produzir cerca de 6,7 milhões de doses da vacina.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Covid: pandemia agrava situação de vulnerabilidade da população LGBTI

A pandemia da covid-19 fez com que a situação de vulnerabilidade social de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis se agravasse. O alerta, feito nesta segunda-feira, Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, é do coordenador do grupo Arco Íris e diretor da aliança nacional LGBTI, Claudio Nascimento.

Baixar arquivo
Economia

Lei para afastamento de grávidas das funções presenciais gera duvidas

A lei que determina o afastamento de mulheres grávidas de atividades presenciais durante a pandemia tem gerado dúvidas entre as trabalhadoras que exercem funções que não podem ser feitas à distância, como é o caso das empregadas domésticas.

Baixar arquivo