Empresas privadas vão poder recuperar escolas públicas no Rio
A iniciativa privada agora poderá apoiar e recuperar unidades de ensino do Rio. O anúncio foi dado pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade.
O objetivo do programa Abrace uma Escola é fazer com que empresas possam apoiar a iniciativa de duas formas: Uma é a execução direta, com doações de equipamentos ou insumos ou realizações de obras nesses locais. E a outra maneira de ajudar é por meio de doação para organizações parceiras. Nesse caso, a entidade recebe a doação e realiza o serviço ou a compra.
Em relação à infraestrutura, os problemas mais comuns encontrados nas unidades apontadas são a necessidade de reparos das redes hidráulicas e elétricas, reforma dos telhados e o conserto de infiltrações.
Uma das maiores siderúrgicas da América Latina, a Ternium Brasil, está doando R$ 2,4 milhões para a restauração de uma escola municipal da Zona Oeste carioca. Outra novidade é a participação de instituições renomadas do terceiro setor, como o Instituto da Criança, Parceiros da Educação RJ; EducAção Rio, Junior Achievement Rio e o Instituto Apontar, que vão captar recursos para apoiar as unidades escolares municipais do Rio.
Até essa quinta-feira, 85% das escolas, ou seja, 1.309 unidades, já retomaram as aulas presenciais, porém o ensino remoto continua sendo oferecido.