Enem 2021: candidatos podem solicitar isenção de taxa

Pedido pode ser feito até 28 de maio

Publicado em 17/05/2021 - 08:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 – o Exame Nacional do Ensino Médio - já pode ser solicitada a partir desta segunda-feira (17) até o dia 28 de maio.

Esse também é o prazo para apresentação de justificativa dos candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não realizaram as provas. 

É importante lembrar que os interessados em participar do Enem 2021, isentos ou não, devem fazer a inscrição para o exame, quando o edital for lançado.

Mesmo quem tiver a isenção da taxa aprovada, precisa se inscrever, já que só o deferimento da isenção não é garantia para participação nas provas.

Quem tiver o pedido negado pode se inscrever normalmente e pagar a taxa, dentro do período determinado.

Podem pedir a isenção da taxa candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública; ou ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ser bolsista integral na rede privada; além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Para pedir a isenção e justificar a ausência na prova de 2020, basta acessar enem.inep.gov.br/partipante, digitar o CPF e a data de nascimento. É importante que os dados pessoais informados estejam iguais aos que estão cadastrados na Receita Federal.

Os participantes do Enem também podem pedir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo