MEC lança painel para monitorar covid na rede de ensino

Plataforma disponibiliza dados epidemiológicos de cada região

Publicado em 05/05/2021 - 22:07 Por Daniela Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (5), um relatório com as ações da pasta em resposta à pandemia de covid-19 durante o ano de 2020. Junto com a prestação de contas à sociedade, o MEC lançou o Painel Coronavírus: Monitoramento na Rede Federal de Educação.

A nova versão da plataforma disponibiliza dados epidemiológicos de cada região em que estão localizadas as universidades federais e instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 

A ferramenta conta com vários filtros de pesquisa que permitem identificar, por exemplo, o número de casos confirmados de covid-19 e a tendência de média móvel nos últimos 14 dias, por município que abriga alguma dessas instituições de ensino.

Desenvolvida pelo MEC em parceria com a Rede Data Science BR, com coordenação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, os dados da plataforma interativa podem ser utilizados para pesquisas científicas, bem como para auxiliar os gestores locais na tomada de decisões.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação garante que tem se empenhado em promover medidas que reduzam as perdas provocadas pela suspensão das aulas presenciais e as dificuldades estruturais do sistema de ensino.

As ações presentes no relatório de atividades em resposta à pandemia, mostram, por exemplo, um investimento de mais de R$ 165 milhões na educação básica para o Programa Educação Conectada, que beneficiou quase 110 mil escolas com conexão à internet. Já o projeto Alunos Conectados disponibilizou 145 mil chips com pacote de internet para estudantes de baixa renda da rede federal de educação.

Para conhecer as ações por etapa da educação, basta acessar o site do MEC na aba Coronavírus.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo