MEC lança painel para monitorar covid na rede de ensino

Plataforma disponibiliza dados epidemiológicos de cada região

Publicado em 05/05/2021 - 22:07 Por Daniela Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (5), um relatório com as ações da pasta em resposta à pandemia de covid-19 durante o ano de 2020. Junto com a prestação de contas à sociedade, o MEC lançou o Painel Coronavírus: Monitoramento na Rede Federal de Educação.

A nova versão da plataforma disponibiliza dados epidemiológicos de cada região em que estão localizadas as universidades federais e instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 

A ferramenta conta com vários filtros de pesquisa que permitem identificar, por exemplo, o número de casos confirmados de covid-19 e a tendência de média móvel nos últimos 14 dias, por município que abriga alguma dessas instituições de ensino.

Desenvolvida pelo MEC em parceria com a Rede Data Science BR, com coordenação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, os dados da plataforma interativa podem ser utilizados para pesquisas científicas, bem como para auxiliar os gestores locais na tomada de decisões.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação garante que tem se empenhado em promover medidas que reduzam as perdas provocadas pela suspensão das aulas presenciais e as dificuldades estruturais do sistema de ensino.

As ações presentes no relatório de atividades em resposta à pandemia, mostram, por exemplo, um investimento de mais de R$ 165 milhões na educação básica para o Programa Educação Conectada, que beneficiou quase 110 mil escolas com conexão à internet. Já o projeto Alunos Conectados disponibilizou 145 mil chips com pacote de internet para estudantes de baixa renda da rede federal de educação.

Para conhecer as ações por etapa da educação, basta acessar o site do MEC na aba Coronavírus.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia Federal faz operação contra corrupção na Petrobras

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia vacinação de maiores de 18 anos até 31 de agosto

A cidade do Rio de Janeiro vai vacinar todas as pessoas com 18 anos ou mais até o próximo dia 31 de agosto. O calendário de vacinação foi antecipado em um mês e 21 dias.

Baixar arquivo
Geral

Universo: Entenda como as constelações são batizadas

Cassiopeia, Carina, Fenix...Estes nomes te remetem a alguma coisa? Não? E Andrômeda?! Este você conhece? Todos estes são nomes de constelações. Andrômeda está entre as mais famosas, e inspira obras de ficção científica.

Baixar arquivo
Política

Deputados voltarão a analisar MP sobre privatização da Eletrobras

O Senado aprovou nessa quinta-feira (17) a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil vence Peru por 4 a 0

O Brasil ganhou do Peru por 4 a 0, nesta quinta-feira (17), pela Copa América. Já a Colômbia e a Venezuela empataram em 0 a 0.

Confira as notícias do futebol com Bruno Mendes.

Baixar arquivo
Justiça

STF proíbe manutenção de empregos de aposentados em estatais após 2019

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o vínculo empregatício de funcionários de empresas estatais deixa de existir para todos os que se aposentaram depois da reforma da previdência de 2019.

Baixar arquivo