Abertas as inscrições do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade

Publicado em 07/06/2021 - 17:43 Por Com supervisão de Bianca Paiva, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Estão abertas as inscrições para o Encceja PPL de 2020, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, com privação de liberdade. O prazo vai até 18 de junho.

Quem pode inscrever os interessados é o responsável pedagógico das unidades prisionais e socioeducativas. O profissional fica encarregado de entrar na página do participante, determinar as salas de provas e verificar a divulgação dos resultados. Também é de responsabilidade dele excluir os candidatos que tiverem a liberdade decretada durante o processo.

O Encceja tem duas modalidades: ensino fundamental, que exige idade mínima para os candidatos de 15 anos completos no dia da realização do exame; e ensino médio, com idade mínima exigida de 18 anos completos na data de realização das provas.

O exame será aplicado nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, nas duas modalidades.

As provas no formato PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular e são aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

O Exame foi criado em 2020 pelo Inep, Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e é destinado a jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos de nível básico na idade adequada.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo