Enem terá recursos de acessibilidade inéditos no exame digital

Prova poderá ser ampliada, superampliada ou com contraste

Publicado em 09/06/2021 - 14:20 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá recursos de acessibilidade inéditos. As provas já estão agendadas para os dias 21 e 28 de novembro. E a edição deste ano terá uma novidade - que é a inclusão de recursos de acessibilidade na versão digital da prova.

O participante que solicitar atendimento especializado e tiver seu pedido aprovado, poderá realizar a prova ampliada, superampliada ou com contraste.

Também será permitido que os inscritos com algum tipo de condição especial utilizem materiais próprios como tradutor de libras, máquina de escrever em braile, óculos especiais, aparelhos auditivos, entre outros.

E para quem pediu isenção da taxa de inscrição, a lista das solicitações aprovadas foi divulgada, pelo Inep, nesta quarta-feira (9) pela manhã.

Para ver se está na lista, o estudante deve entrar na página do participante enem.inep.gov.br.

Mas o candidato que teve seu pedido negado ainda pode entrar com recurso. O prazo para isso é entre os dias 14 e 18 de junho. E um novo resultado sobre os recursos será divulgado no dia 25 de junho.

Já no dia 30 de junho, começam as inscrições do Enem e vão até o dia 14 de julho.

O Enem é a principal porta de entrada de universidades públicas federais. Além de a nota ser utilizada também para avaliação de bolsas no Prouni – o Programa Universidade para Todos - e do Fies - o Fundo de Financiamento Estudantil.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo