Enem terá recursos de acessibilidade inéditos no exame digital

Prova poderá ser ampliada, superampliada ou com contraste

Publicado em 09/06/2021 - 14:20 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá recursos de acessibilidade inéditos. As provas já estão agendadas para os dias 21 e 28 de novembro. E a edição deste ano terá uma novidade - que é a inclusão de recursos de acessibilidade na versão digital da prova.

O participante que solicitar atendimento especializado e tiver seu pedido aprovado, poderá realizar a prova ampliada, superampliada ou com contraste.

Também será permitido que os inscritos com algum tipo de condição especial utilizem materiais próprios como tradutor de libras, máquina de escrever em braile, óculos especiais, aparelhos auditivos, entre outros.

E para quem pediu isenção da taxa de inscrição, a lista das solicitações aprovadas foi divulgada, pelo Inep, nesta quarta-feira (9) pela manhã.

Para ver se está na lista, o estudante deve entrar na página do participante enem.inep.gov.br.

Mas o candidato que teve seu pedido negado ainda pode entrar com recurso. O prazo para isso é entre os dias 14 e 18 de junho. E um novo resultado sobre os recursos será divulgado no dia 25 de junho.

Já no dia 30 de junho, começam as inscrições do Enem e vão até o dia 14 de julho.

O Enem é a principal porta de entrada de universidades públicas federais. Além de a nota ser utilizada também para avaliação de bolsas no Prouni – o Programa Universidade para Todos - e do Fies - o Fundo de Financiamento Estudantil.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Varíola dos Macacos: Anvisa aprova regras para medicamentos e vacinas

A Anvisa aprovou, nesta sexta-feira, as regras que o Ministério da Saúde deve seguir para importar medicamentos e vacinas contra varíola dos macacos sem registro no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo