RJ: escolas estaduais de 41 cidades retomam aulas presenciais

Por enquanto, ensino deve continuar em modelo híbrido

Publicado em 14/06/2021 - 12:25 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As escolas estaduais de 41 municípios fluminenses estão retomando nesta semana às aulas presenciais. Mas, por enquanto, em um modelo de ensino híbrido, intercalado com as atividades remotas. A autorização para o retorno foi dada pela Secretaria de Saúde a unidades instaladas em municípios de diversas regiões do estado, incluindo quase 260 que ficam na capital.

Nos 51 municípios fluminenses restantes será mantido o ensino totalmente remoto, e as escolas vão abrir apenas para atividades administrativas, como a entrega do material pedagógico e do kit alimentação, emissão de documentos e realização de matrículas.

Os alunos e suas famílias poderão escolher se querem retornar às salas de aula, ou continuar acessando exclusivamente o conteúdo pedagógico a distância, por segurança contra a contaminação pelo novo cornavírus.

Além disso, ficará a cargo das direções organizar o trabalho em cada local, considerando os docentes disponíveis e as medidas necessárias para manter o distanciamento social e os protocolos sanitários.

Em linhas gerais, o regramento da secretaria estadual determina que a quantidade de alunos presentes por dia vai depender da classificação de cada município no mapa de isco geral da covid no Rio de Janeiro.

Em caso de bandeira laranja, por exemplo, as escolas de ensino fundamental poderão receber metade dos estudantes e as de ensino médio 40%. Já sob a vigência da bandeira amarela, em vigor na maior parte do estado, a permissão sobe para 75% e 60%.

Já é certo que a capacidade total só poderá ser retomada em caso de bandeira verde, que sinaliza risco muito baixo de contágio pela covid-19. Caso o risco suba novamente para as bandeiras vermelha ou roxa, as unidades também deverão retomar com o ensino exclusivamente remoto.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo