Brasil possui sete universidades entre as 10 melhores da AL

Publicado em 22/07/2021 - 15:18 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro subiu duas posições no ranking das instituições de ensino superior latino-americanas, que acaba de ser divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education. Na versão anterior do levantamento, em 2020, a UFRJ ocupava o 12º lugar; agora, é a 10ª colocada. 

A reitora da Universidade, Denise Pires de Carvalho, comemorou essa conquista e afirma que a UFRJ é um veículo transformador da realidade socioeconômica e ambiental não só do Brasil, mas também da América Latina.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida de duas instituições brasileiras: as Universidades de São Paulo e a Estadual de Campinas. Também aparecem no ranking das 10 melhores as Universidades Federais de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a Unifesp, em 5º, 8º e 9º lugares, respectivamente.

Neste ano, o estudo examinou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os quesitos avaliados foram os mesmos que são observados no ranking mundial da Times Higher Education, mas com algumas alterações para refletir as características específicas da região.

Ao todo, 13 indicadores de desempenho foram levados em conta, a partir de cinco grandes áreas: ambiente de aprendizagem; volume, renda e reputação de pesquisas; influência da produção científica; perspectiva internacional; e renda gerada para a indústria com os conhecimentos transferidos.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo
Economia

Ministros das Comunicações dos Brics querem economia digital inclusiva

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

Baixar arquivo