Ministros querem retorno das aulas presenciais na educação básica

Publicado em 08/07/2021 - 19:41 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ministro da educação, Milton Ribeiro, fez um apelo, nesta quinta-feira (08), para a volta as aulas e disse que isso só não aconteceu ainda porque alguns estados e municípios estão politizando o assunto.

A declaração foi dada depois uma reunião entre Ribeiro e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O ministro da Educação comparou a situação do Brasil com os países do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O ministro disse que passou vergonha durante o encontro com líderes globais porque o Brasil é o único país que, segundo ele, está há 450 dias com as escolas fechadas por causa da pandemia. 

Mas, dos países que integram o grupo, o Brasil é o que ocupa o primeiro lugar no número de novas mortes por dia, seguido por Indonésia e Índia.

Questionado sobre os problemas das escolas do país que dificultam a adoção de protocolos de segurança, como distanciamento e ambientes ventilados, Ribeiro disse que são problemas históricos e que vão ser resolvidos com medidas paliativas, como o rodízio de alunos em aulas presenciais e ensino à distância.

A posição do titular da educação foi apoiada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele disse que vacinação não é pré-requisito para volta às aulas e prometeu preparar um protocolo de segurança para a próxima semana. 

Segundo Queiroga, 80% dos professores da educação básica receberam, ao menos, a primeira dose da vacina. O ministro não informou quantos já tomaram a segunda dose e estão com a imunização completa.

De acordo com o MEC, o país tem 46 milhões de alunos na educação básica, mas 5 milhões não estão participando das atividades de ensino a distância, ou seja, passam a entrar nas estatísticas de abandono escolar.

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo