Novo ensino médio já tem orientações para gestores educacionais

Implementação está prevista para 2022

Publicado em 14/07/2021 - 14:21 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com implementação prevista para 2022, o novo ensino médio já tem orientações direcionadas aos gestores educacionais. Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Educação publicou a portaria com o cronograma e prazos que devem ser incluídos nesse ensino. É o que explicou, durante a cerimônia de lançamento do novo ensino médio, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

O novo ensino médio já estava previsto em lei de 2017 e define uma nova organização do currículo escolar e aumento da carga horária, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Algumas mudanças já foram implementadas em algumas escolas do país, mas a lei torna obrigatória a implementação em todo elas.

As mudanças previstas começam pela primeira série do ensino médio. No ano seguinte, atinge a segunda série e, em 2024, as três séries do ensino médio. Entre as principais mudanças estão o aumento da carga horária: a partir de 2022, o ensino médio deve ter, pelo menos, mil horas anuais.

Outra mudança é em relação aos chamados itinerários formativos. Cada estudante vai escolher a área em que deve seguir, de acordo com os interesses e necessidades pessoais. Esses itinerários se dividem em cinco: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O quinto itinerário prevê a formação técnica e profissional.

Após o lançamento do novo ensino médio, o ministro Milton Ribeiro também falou sobre os desafios da pandemia no ensino brasileiro e defendeu o retorno às aulas presenciais.

A portaria publicada do novo ensino médio prevê, ainda, a formação de professores, atualização de materiais didáticos e mudanças nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alinhados à base nacional comum curricular.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo