Programa Futuras Cientistas estimula vivência científica e a pesquisa

Publicado em 19/07/2021 - 22:35 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Produção de cosméticos e alimentos, germinação de leguminosas, estudos sobre epidemias e até a construção de um bicicletário, esses foram alguns dos experimentos científicos realizados por alunas e professoras do ensino médio de escolas da rede pública de Pernambuco durante o recesso escolar.

Elas foram selecionadas para a 7ª edição do programa ‘Futuras Cientistas’, criado para estimular o interesse e a participação de mulheres nas ciências e carreiras científicas por meio do contato com pesquisadores de universidades públicas.

Durante 12 dias de imersão científica virtual, as participantes, ao todo 20 estudantes e 10 professoras transformaram suas casas em laboratórios, analisaram dados e concluíram experimentos nas áreas de química, física, matemática e engenharia.

O programa ‘Futuras Cientistas" é promovido pelo Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o apoio das Secretarias de Educação e da Mulher do Estado de Pernambuco e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.

A estudante Lais Kaylane destacou que nada impede às mulheres de terem uma carreira de êxito como cientistas Ela destacou a importância de aumentar a representatividade feminina nesses espaços. 

Já a professora Camila Silva ressaltou que o curso possibilitou a prática de experimentos científicos, e que, diferente do estímulo que ela recebeu quando foi estudante, ela pretende levar essa prática para sala de aula. 

Como primeiro passo para a vida acadêmica de estudantes que estão encerrando o ensino médio, o programa Futuras Cientistas possibilitou às estudantes, segundo o Cetene, a vivência da rotina de cientistas, e às professoras a renovação de seus conhecimentos. Para os próximos anos, o programa pode ser expandido para outros estados do Nordeste. 

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Baixar arquivo