Terminam nesta sexta-feira (16) inscrições para o Prouni

São ofertadas mais de 134 mil bolsas, entre integrais e parciais

Publicado em 16/07/2021 - 15:49 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O sonho da Sarah sempre foi trabalhar com publicidade. Mas como tem origem humilde, a família não teria condições de pagar uma faculdade para ela.

No ano passado, a jovem de 23 anos decidiu se candidatar ao Programa Universidade para Todos (Prouni). E o resultado foi o melhor possível, ela conseguiu uma bolsa de 100%.

E para quem quer realizar o sonho de um curso superior como a Sarah, precisa correr. É que termina às 23h59 desta sexta-feira o prazo de inscrição para o Prouni.

São mais de 134 mil bolsas, entre integrais e parciais, neste semestre. Quase 11 mil cursos estão disponíveis em 952 instituições de ensino de todo país. O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

Mas para concorrer o estudante precisa ter feito o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de médias das notas. Quem tirou zero na redação não pode participar.

Além disso, é preciso cumprir pelo menos um desses requisitos: ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral, ter alguma deficiência ou ser professor de educação básica na rede pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e para bolsa parcial deve ser de até 3 salários mínimos.

O resultado da primeira chamada vai ser publicado no dia 20 de julho. Dia 3 de agosto sai a lista de candidatos aprovados para segunda chamada e a partir daí quem quiser pode se habilitar para a lista de espera. O resultado desta fase estará disponível só no dia 20 de agosto.

De acordo com dados do Ministério da Educação, até o início da manhã desta sexta-feira, já havia mais de 232 mil candidatos inscritos.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo