Terminam nesta sexta-feira (16) inscrições para o Prouni

São ofertadas mais de 134 mil bolsas, entre integrais e parciais

Publicado em 16/07/2021 - 15:49 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O sonho da Sarah sempre foi trabalhar com publicidade. Mas como tem origem humilde, a família não teria condições de pagar uma faculdade para ela.

No ano passado, a jovem de 23 anos decidiu se candidatar ao Programa Universidade para Todos (Prouni). E o resultado foi o melhor possível, ela conseguiu uma bolsa de 100%.

E para quem quer realizar o sonho de um curso superior como a Sarah, precisa correr. É que termina às 23h59 desta sexta-feira o prazo de inscrição para o Prouni.

São mais de 134 mil bolsas, entre integrais e parciais, neste semestre. Quase 11 mil cursos estão disponíveis em 952 instituições de ensino de todo país. O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

Mas para concorrer o estudante precisa ter feito o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de médias das notas. Quem tirou zero na redação não pode participar.

Além disso, é preciso cumprir pelo menos um desses requisitos: ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral, ter alguma deficiência ou ser professor de educação básica na rede pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e para bolsa parcial deve ser de até 3 salários mínimos.

O resultado da primeira chamada vai ser publicado no dia 20 de julho. Dia 3 de agosto sai a lista de candidatos aprovados para segunda chamada e a partir daí quem quiser pode se habilitar para a lista de espera. O resultado desta fase estará disponível só no dia 20 de agosto.

De acordo com dados do Ministério da Educação, até o início da manhã desta sexta-feira, já havia mais de 232 mil candidatos inscritos.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo