Terminam nesta sexta-feira (16) inscrições para o Prouni

O sonho da Sarah sempre foi trabalhar com publicidade. Mas como tem origem humilde, a família não teria condições de pagar uma faculdade para ela.
No ano passado, a jovem de 23 anos decidiu se candidatar ao Programa Universidade para Todos (Prouni). E o resultado foi o melhor possível, ela conseguiu uma bolsa de 100%.
E para quem quer realizar o sonho de um curso superior como a Sarah, precisa correr. É que termina às 23h59 desta sexta-feira o prazo de inscrição para o Prouni.
São mais de 134 mil bolsas, entre integrais e parciais, neste semestre. Quase 11 mil cursos estão disponíveis em 952 instituições de ensino de todo país. O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.
Mas para concorrer o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de médias das notas. Quem tirou zero na redação não pode participar.
Além disso, é preciso cumprir pelo menos um desses requisitos: ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral, ter alguma deficiência ou ser professor de educação básica na rede pública.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e para bolsa parcial deve ser de até 3 salários mínimos.
O resultado da primeira chamada vai ser publicado no dia 20 de julho. Dia 3 de agosto sai a lista de candidatos aprovados para segunda chamada e a partir daí quem quiser pode se habilitar para a lista de espera. O resultado desta fase estará disponível só no dia 20 de agosto.
De acordo com dados do Ministério da Educação, até o início da manhã desta sexta-feira, já havia mais de 232 mil candidatos inscritos.



