Aulas presenciais já estão autorizadas em 78 municípios do Rio

Publicado em 30/08/2021 - 15:40 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As aulas presenciais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estão autorizadas nas unidades de 78 municípios até sexta-feira, quando deverá ser feita nova avaliação. Os demais 14 municípios seguem com as atividades presenciais suspensas, devido a decretos das Prefeituras.

As secretarias de Estado de Educação e de Saúde instituíram protocolos e orientações complementares para a garantia do atendimento na rede estadual e nas escolas privadas, vinculadas ao Sistema de Ensino do Rio de Janeiro. O propósito é autorizar o funcionamento, acompanhamento e avaliação das unidades, passo a passo. E, para que as atividades presenciais ocorram de forma segura, tanto para estudantes quanto profissionais de ensino, as unidades seguem atentas às bandeiras que sinalizam o nível de risco de contaminação da Covid-19 e cumprindo todos os protocolos sanitários.

Caso determinado município se manifeste contra essa flexibilização de forma oficial, o ensino ficará exclusivamente remoto nessa região.

De acordo com informações do governo do estado, é importante observar que todas as unidades escolares da sua rede, independente da normativa em vigor, estarão abertas para atender à comunidade nos casos de retirada de material pedagógico e de kit alimentação, entrega de documentos, matrícula de alunos, entre outras questões relativas à rotina administrativa.

Os servidores continuam sendo orientados a comunicar qualquer sinal de sintoma ligado ao novo coronavírus para afastamento imediato. Febre, calafrios, dor de garganta e de cabeça, tosse, coriza, falta de olfato ou de paladar são alguns dos sintomas que merecem atenção.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo