Aulas presenciais já estão autorizadas em 78 municípios do Rio

Publicado em 30/08/2021 - 15:40 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As aulas presenciais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estão autorizadas nas unidades de 78 municípios até sexta-feira, quando deverá ser feita nova avaliação. Os demais 14 municípios seguem com as atividades presenciais suspensas, devido a decretos das Prefeituras.

As secretarias de Estado de Educação e de Saúde instituíram protocolos e orientações complementares para a garantia do atendimento na rede estadual e nas escolas privadas, vinculadas ao Sistema de Ensino do Rio de Janeiro. O propósito é autorizar o funcionamento, acompanhamento e avaliação das unidades, passo a passo. E, para que as atividades presenciais ocorram de forma segura, tanto para estudantes quanto profissionais de ensino, as unidades seguem atentas às bandeiras que sinalizam o nível de risco de contaminação da Covid-19 e cumprindo todos os protocolos sanitários.

Caso determinado município se manifeste contra essa flexibilização de forma oficial, o ensino ficará exclusivamente remoto nessa região.

De acordo com informações do governo do estado, é importante observar que todas as unidades escolares da sua rede, independente da normativa em vigor, estarão abertas para atender à comunidade nos casos de retirada de material pedagógico e de kit alimentação, entrega de documentos, matrícula de alunos, entre outras questões relativas à rotina administrativa.

Os servidores continuam sendo orientados a comunicar qualquer sinal de sintoma ligado ao novo coronavírus para afastamento imediato. Febre, calafrios, dor de garganta e de cabeça, tosse, coriza, falta de olfato ou de paladar são alguns dos sintomas que merecem atenção.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo