Governo do Rio de Janeiro autoriza retorno às aulas presenciais

Publicado em 16/08/2021 - 11:07 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de mais de uma semana suspensas, o governo do Rio de Janeiro autorizou, a partir desta segunda-feira, a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, no fim de semana.

A presença de alunos em sala de aulas tinha sido novamente proibida na capital fluminense e em mais 35 cidades por conta do aumento no número de casos de covid-19 no estado.

De acordo com o governo, todos os protocolos sanitários necessários devem ser devidamente cumpridos, de forma garantir que as atividades presenciais aconteçam de forma segura para estudantes e servidores.

O novo protocolo permite a abertura de escolas com 40% da capacidade, caso a região esteja com bandeira vermelha (de alerta máximo contra a pandemia). Já nas unidades situadas em áreas classificadas com a bandeira laranja, 70% poderão comparecer às aulas. No caso das bandeiras amarela ou verde, as escolas podem retomar às atividades normais com plena capacidade.

 O protocolo alerta, no entanto, que devem prevalecer as decisões oficiais dos municípios que não quiserem reabrir as unidades presencialmente.

Segundo o governo do estado, 95% dos profissionais da educação já tomaram a primeira dose da vacina, e 45% concluíram o esquema de proteção contra a covid, com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo