Inep prorroga prazo para censo da educação superior

Faculdades terão até 17 de outubro para declarar informações

Publicado em 06/08/2021 - 21:10 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira prorrogou os prazos de coleta dos dados do Censup, Censo da Educação Superior 2020. O novo cronograma foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Agora, as instituições de educação superior terão até 17 de outubro para declarar as informações no Sistema Censup. O prazo previsto anteriormente ia até 16 de julho. Os períodos para realizar os demais procedimentos, como a conferência e análise dos dados, ajustes e homologação, também foram prorrogados.

Durante encontro virtual realizado nessa quinta-feira para esclarecer os recenseadores institucionais sobre o novo cronograma e ajustes do sistema, o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, explicou que a ampliação dos prazos atende ao período de adaptação das instituições às novas funcionalidades do sistema do censo.

Vale destacar que o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação - sejam elas federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais – além de seus alunos e docentes.

Realizado anualmente pelo Inep, o levantamento estatístico ajuda na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas da educação superior e contribui para o cálculo de indicadores de qualidade do ensino. Com o novo cronograma, a divulgação dos dados do censo está prevista para 18 de fevereiro de 2022.

 

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo