Inep prorroga prazo para censo da educação superior

Faculdades terão até 17 de outubro para declarar informações

Publicado em 06/08/2021 - 21:10 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira prorrogou os prazos de coleta dos dados do Censup, Censo da Educação Superior 2020. O novo cronograma foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Agora, as instituições de educação superior terão até 17 de outubro para declarar as informações no Sistema Censup. O prazo previsto anteriormente ia até 16 de julho. Os períodos para realizar os demais procedimentos, como a conferência e análise dos dados, ajustes e homologação, também foram prorrogados.

Durante encontro virtual realizado nessa quinta-feira para esclarecer os recenseadores institucionais sobre o novo cronograma e ajustes do sistema, o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, explicou que a ampliação dos prazos atende ao período de adaptação das instituições às novas funcionalidades do sistema do censo.

Vale destacar que o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação - sejam elas federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais – além de seus alunos e docentes.

Realizado anualmente pelo Inep, o levantamento estatístico ajuda na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas da educação superior e contribui para o cálculo de indicadores de qualidade do ensino. Com o novo cronograma, a divulgação dos dados do censo está prevista para 18 de fevereiro de 2022.

 

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Mec oferece capacitação para professores da educação infantil

Uma capacitação para professores da educação infantil foi lançada nesta terça-feira pelo ministério da Educação com 200 horas-aulas de conteúdos gratuitos.

Baixar arquivo
Justiça

Brumadinho: ex-presidente da Vale será julgado pela Justiça Federal

A decisão foi tomada nessa terça-feira (19) pelo Superior Tribunal de Justiça. Com isso, Fábio Schvartsman não vai mais ser julgado pela justiça estadual de Minas Gerais, que havia recebido a denúncia.

Baixar arquivo
Geral

EBC e Rede Minas fecham acordo para levar programação a 470 cidades

Diretor-presidente da EBC, Glen Valente, e o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Reis, assinaram protocolo de cooperação que levará a programação da TV Brasil e da Rede Minas, às cidades de Minas Gerais contempladas com o sinal digital por meio do programa Digitaliza Brasil. 

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa vai combater milícias no Rio de Janeiro

O Ministério do Público do Estado do Rio de Janeiro criou uma força-tarefa para combater a atuação de milicianos.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de jazz e blues retorna à Rio das Ostras (RJ)

Entre os dias de 12 a 15 de novembro acontece a edição 2021 do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

Baixar arquivo
Esportes

Rubro-negros fazem o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil

Rádio Nacional transmite o duelo na capital paranaense entre Athlético-PR x Flamengo a partir das 21h30.

Baixar arquivo