Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Publicado em 02/08/2021 - 21:17 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Censo Escolar realizado em 2020 mostrou que muitas escolas da região Nordeste do Brasil não possuem abastecimento regular de água potável. A falta desse recurso fundamental é um empecilho para a formação adequada das crianças que estudam nesses locais.

Com base nesse cenário, nesta segunda-feira (02), o Governo Federal lançou o Programa Água nas Escolas, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa prevê a construção de mais de duas mil cisternas em escolas localizadas nas regiões rurais e periféricas do Nordeste.

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. A previsão é de que as cisternas sejam construídas até o fim do primeiro semestre de 2022.

As obras vão ser financiadas com recursos do BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. Durante o lançamento do Programa Água nas Escolas, o presidente da instituição, Gustavo Montezano, destacou o impacto positivo desse investimento para diminuir as desigualdades no acesso à educação.

Já o ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre a capacidade do programa de transformar a realidade das comunidades escolares beneficiadas pelo programa.

O Programa Água nas Escolas é uma ação que integra o Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania. Até o momento, segundo a pasta, já foram entregues mais de um milhão e cem mil obras em todo o país voltadas ao abastecimento de água para o consumo humano e para a produção agrícola.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo