Projeto vai oferecer apoio psicológico para educadores do Rio

Publicado em 29/08/2021 - 15:35 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A crise sanitária e o isolamento social impostos pelo coronavírus têm chamado a atenção de especialistas para a importância dos cuidados com a saúde mental das pessoas .E, no Rio de Janeiro, um programa da Secretaria Municipal de Educação lança justamente um olhar para essa questão para atender o pessoal da sua rede.

Em parceria com instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto vai oferecer apoio psicológico online para mais de 51 mil profissionais das unidades de ensino municipais.

O apoio será oferecido por meio de vídeos, palestras, rodas de debate e escuta ativa por profissionais de psicologia. Os interessados deverão acessar a página do Rioeduca.net e ao escolher o atendimento desejado, será automaticamente direcionado para a instituição responsável.

Para o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, este é um momento de desafios, por conta da pandemia. Ele ressalta que a dignidade profissional precisa estar alinhada com a saúde física e mental.

Um serviço complementar ao projeto será o acesso gratuito ao aplicativo COMVC, disponível para smartphones, e que ajuda o profissional de Educação a entender melhor o que é depressão, ansiedade e estresse, sentimentos cada vez mais comuns nesses tempos de pandemia de covid-19.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo
Cultura

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor de 72 anos, que se tornou acadêmico em 2011, vai presidir a ABL no ano de 2022. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes: Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Paulo Niemeyer Filho e José Paulo Cavalcanti.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa do IBGE evidencia agravamento da desigualdade social

A crise sanitária provocada pelo coronavírus em todo o mundo tem mostrado o agravamento da disparidade pelas diferenças sociais, refletindo também na economia dos países.

Baixar arquivo