Termina prazo para escolha de livros e materiais didáticos para 2022

Seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo

Publicado em 30/08/2021 - 11:38 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para profissionais da educação de escolas públicas escolherem os livros e materiais didáticos para a educação infantil do ano que vem. A seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo, Programa Dinheiro Direto na Escola, no Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 

Algumas escolas estaduais e municipais ainda não têm acesso a esse sistema. Por isso, o Ministério da Educação orienta a pedirem o acesso à Secretaria de Educação local. Caso a escola seja federal, o acesso deve ser solicitado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 

A edição do Programa Nacional do Livro Didático, este ano, vai distribuir obras de educação infantil a estudantes e professores das escolas públicas de todo o Brasil. Os conteúdos buscam garantir o desenvolvimento social e intelectual das pessoas, importante para promover a igualdade de oportunidades na educação, como previsto em lei. Ao todo, serão 30 milhões de estudantes de toda a educação básica, que vão receber os materiais distribuídos pelo MEC. 

Os livros disponíveis foram selecionados após um processo criterioso de avaliação pedagógica. Foram especialistas da educação infantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo professores das redes de educação do país, inscritos no banco de avaliadores do ministério. 

De acordo com o MEC, caso professores e gestores não façam a indicação dos livros escolhidos para 2022, a escola vai receber uma das coleções disponíveis no guia do plano nacional, de acordo com os critérios já definidos. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo