Termina prazo para escolha de livros e materiais didáticos para 2022

Seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo

Publicado em 30/08/2021 - 11:38 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para profissionais da educação de escolas públicas escolherem os livros e materiais didáticos para a educação infantil do ano que vem. A seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo, Programa Dinheiro Direto na Escola, no Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 

Algumas escolas estaduais e municipais ainda não têm acesso a esse sistema. Por isso, o Ministério da Educação orienta a pedirem o acesso à Secretaria de Educação local. Caso a escola seja federal, o acesso deve ser solicitado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 

A edição do Programa Nacional do Livro Didático, este ano, vai distribuir obras de educação infantil a estudantes e professores das escolas públicas de todo o Brasil. Os conteúdos buscam garantir o desenvolvimento social e intelectual das pessoas, importante para promover a igualdade de oportunidades na educação, como previsto em lei. Ao todo, serão 30 milhões de estudantes de toda a educação básica, que vão receber os materiais distribuídos pelo MEC. 

Os livros disponíveis foram selecionados após um processo criterioso de avaliação pedagógica. Foram especialistas da educação infantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo professores das redes de educação do país, inscritos no banco de avaliadores do ministério. 

De acordo com o MEC, caso professores e gestores não façam a indicação dos livros escolhidos para 2022, a escola vai receber uma das coleções disponíveis no guia do plano nacional, de acordo com os critérios já definidos. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo