MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Publicado em 22/09/2021 - 09:27 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (21) o Programa Educação e Família. A iniciativa quer aproximar as famílias na vida escolar dos filhos por meio de uma interação maior com as escolas.

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Durante o lançamento do programa em Brasília nesta terça-feira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a ação busca fortalecer a importância da escola.

Segundo o governo, o Programa Educação e Família concentra-se em quatro ações estratégicas. A primeira é o repasse de recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para as unidades educacionais selecionadas. A segunda é a capacitação de professores, pais e alunos.

O terceiro foco é no fortalecimento e ampliação do conselho escolar, com destaque para maior participação da família no colegiado. E por último a disseminação do uso do aplicativo Clique Escola, por meio da plataforma, as famílias fiscalizam os recursos recebidos do governo e colaboram com a gestão das escolas.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista é Nacional: brasileira está entre as mais influentes da ONU

O trabalho de Clara Marinho em alinhar o orçamento público às políticas de raça, pelo combate à desigualdade, fez com que ela fosse reconhecida pela ONU como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2021.

Baixar arquivo
Economia

Cai tempo médio para abertura de empresas no país

O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil agora é de menos de dois dias. A marca foi alcançada em setembro e é inédita, segundo o Ministério da Economia. Dois anos atrás, uma nova empresa demorava quatro dias, em média, para ser aberta.

Baixar arquivo
Política

Especialista alerta que propaganda eleitoral antecipada é ilegal

A proximidade das eleições não significa que os possíveis candidatos já possam sair por aí pedindo votos. O calendário definido pelo TSE define que esse tipo de ação só poderá ser feita a partir do dia 5 de julho de 2022.

Baixar arquivo