MEC quer criar novos institutos federais de educação profissional

Publicado em 23/09/2021 - 15:03 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quinta-feira (23), que o governo pretende criar dez novos institutos federais de educação profissional, a partir do desdobramento de campi já existentes.

A declaração foi na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O ministro defendeu o valor da educação profissional e técnica. Milton Ribeiro disse que o mercado está com espaço para vagas de profissionais técnicos.

Na cerimônia, o ministério da Educação anunciou 14 medidas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no país. Os projetos anunciados estão alinhados ao programa Novos Caminhos.

Tratam desde o fomento à formação técnica de jovens e adultos ao estímulo à inovação e empreendedorismo, com atendimento a micro e pequenas empresas por parte de professores e estudantes.

Um anuário estatístico vai subsidiar políticas e estudos para o desenvolvimento de indicadores da educação profissional. Outra medida é um painel para dar transparência aos investimentos na Bolsa-Formação, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos.

Foi anunciada ainda uma nova fase da rede Re-Saber, que vai ampliar a certificação de profissionais que reúnem saberes e competências ao longo da vida, mas não tem o reconhecimento formal. O MEC vai cadastrar as instituições que farão esse reconhecimento.

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica começou nesta quinta-feira e vai até sábado (25).

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo