MEC quer criar novos institutos federais de educação profissional

Publicado em 23/09/2021 - 15:03 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quinta-feira (23), que o governo pretende criar dez novos institutos federais de educação profissional, a partir do desdobramento de campi já existentes.

A declaração foi na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O ministro defendeu o valor da educação profissional e técnica. Milton Ribeiro disse que o mercado está com espaço para vagas de profissionais técnicos.

Na cerimônia, o ministério da Educação anunciou 14 medidas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no país. Os projetos anunciados estão alinhados ao programa Novos Caminhos.

Tratam desde o fomento à formação técnica de jovens e adultos ao estímulo à inovação e empreendedorismo, com atendimento a micro e pequenas empresas por parte de professores e estudantes.

Um anuário estatístico vai subsidiar políticas e estudos para o desenvolvimento de indicadores da educação profissional. Outra medida é um painel para dar transparência aos investimentos na Bolsa-Formação, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos.

Foi anunciada ainda uma nova fase da rede Re-Saber, que vai ampliar a certificação de profissionais que reúnem saberes e competências ao longo da vida, mas não tem o reconhecimento formal. O MEC vai cadastrar as instituições que farão esse reconhecimento.

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica começou nesta quinta-feira e vai até sábado (25).

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras disputam a melhor campanha

O Maracanã recebe Flamengo x Sporting Cristal (Peru), nesta terça-feira, às 21h30. O Palmeiras também joga nesta terça contra o Deportivo Táchira (Venezuela) dentro do Allianz Parque.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: menores de 5 anos têm boa resposta após três doses de Pfizer

Três doses de uma formulação de três microgramas da vacina geraram resposta em crianças com seis meses de idade até as menores de cinco anos, igual à resposta gerada em pessoas entre 16 e 25 anos, que receberam duas doses de 30 microgramas da vacina

Baixar arquivo
Saúde

Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS no combate à covid-19

Cerca de um mês após anunciar o fim da emergência em saúde pública no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça suspende ações e execuções de dívidas da G.A.S Consultoria

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, a suspensão, por 180 dias, de todas as ações e execuções de dívidas da G.A.S Consultoria, empresa de criptomoedas administrada por Glaydson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins.

Baixar arquivo
Saúde

OMS monitora quase 30 novas suspeitas de varíola dos macacos

Depois de confirmar mais de 90 casos de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde monitora quase 30 novas suspeitas da doença endêmica, sem registro de mortes. Segundo a entidade, a situação está em evolução e deve haver mais casos identificados.

Baixar arquivo