Setembro amarelo: como prevenir o suicídio

Tema da campanha deste ano é "Agir Salva vidas"

Publicado em 06/09/2021 - 08:00 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um tema difícil de ser tratado, mas que pode sim ser prevenido: o suicídio.

“Eu tive duas tentativas aos 19 anos. Naquela época eu tive uma depressão muito forte. Com tratamento psicoterápico e medicações eu melhorei. Considero que nasci de novo depois do tratamento. “

O depoimento é do Ricardo, que hoje estuda psicologia e é voluntário na ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Só no Brasil, são 12 mil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os números preocupam. Tanto é que durante todo o mês é realizada a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao Suicídio, que este ano tem como tema” Agir Salva Vidas”. A maior parte dos casos ocorre por conta de transtornos mentais, alcoolismo e drogas e pode ser evitada.

Mas, quando acontece, a maioria dos casos de tentativa de suicídio chega, num primeiro momento, nos serviços médicos de emergência. Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Antônio Geraldo da Silva, o problema é que, quem tem condições de pagar um tratamento é bem atendido. Já quem não tem, depende da rede pública, onde, a situação é bem diferente.

 

“E por não ter um sistema ambulatorial no Sistema único de Saúde é complicado. Porque o sistema que nós temos é o chamado Caps que não é um sistema ambulatorial. É como se fosse um hospital dia. A pessoa vai pra lá, passa o dia lá e no fim do dia vai pra casa. Eu quero fazer uma consulta e voltar para casa. Isso não acontece. A gente acaba tendo uma dificuldade com todo esses cuidados que a gente precisa ter com os pacientes psiquiátricos.”

 

Para tornar o atendimento mais eficiente, o Ministério da Saúde lançou o curso de formação de multiplicadores em urgências e emergências em saúde mental começando pelo SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O ministro Marcelo Queiroga, disse que, nos últimos anos, tem tido investimento   em novos serviços de atenção e promoção à saúde mental, assim como na qualificação.

“O Ministério da Saúde investiu mais de 1.5 bi na abertura de novos serviços de promoção e atenção à saúde mental, mais de 99 milhões para qualificar os profissionais de saúde para na ponta levar cidadania para os brasileiros que precisam do Sistema Único de Saúde.”

Aliás, a capacitação  dos multiplicadores  faz parte das ações do comitê gestor da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e foi lançada por causa do Setembro Amarelo.

A campanha foi criada aqui no Brasil em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. A ideia é usar o amarelo até mesmo iluminando monumentos para dar mais visibilidade à prevenção do suicídio.

Quer ajudar? Está precisando de ajuda? Anote ai: CVV (Centro de Valorização da Vida), no 188 , Caps, UPA 24 horas e SAMU são alguns serviços.

 

*Com produção de Rosemary Cavalcanti

Sonoplastia de Messias Melo

 

Edição: Edição Rádio Priscilla Mazenotti / Web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo