Como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem

Publicado em 27/10/2021 - 08:16 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Enem é considerado por muita gente uma verdadeira maratona: são cinco horas e meia de prova no primeiro dia, mais cinco horas no segundo dia. O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.

No primeiro dia, são 45 questões de Linguagens e Códigos, mais 45 de Ciências Humanas. O segundo dia de provas tem 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de Matemática.

O estudante João Vitor Grigoletto, que vai fazer o Enem para tentar cursar Direito ou Medicina, conta que tem mais facilidade com os conteúdos que são cobrados no primeiro dia do exame.

No dia do Enem, ao receber a prova, alguns candidatos podem querer responder tudo de uma vez. Outros, vão preferir ler todas as questões antes de começar. O professor Marcos André Tomaz Lima alerta, no entanto, que o tempo é curto. O candidato tem, em média, cerca de três minutos para responder a cada uma das 180 questões objetivas.

Depois de verificar que a prova não possui falhas de impressão, é hora de responder às questões. Os enunciados do Enem são sempre diretos e objetivos, sem "pegadinhas". Ao se deparar com uma questão que não sabe responder, o candidato pode usar a técnica da eliminação para ter mais chances de acertar um "chute". O professor Marcos André explica que não adianta lançar mão de técnicas estatísticas para tentar adivinhar a resposta certa.

O candidato também precisa ter em mente que as questões do Enem têm pesos diferentes. As mais difíceis pontuam menos, enquanto as fáceis garantem uma pontuação maior. Por isso, o professor Marcos André recomenda que o candidato resolva primeiro as questões mais fáceis — e deixe as mais difíceis para o final.

Lembre-se que saber administrar bem o tempo para resolver a prova também faz parte da avaliação do Enem. Principalmente, porque além das questões objetivas, também vai ser preciso preencher o cartão-resposta — e isso sem falar na redação de 30 linhas.

Por falar nisso... no próximo episódio, vamos aprender algumas dicas valiosas para garantir uma boa nota na redação do Enem.

Clique aqui e confira os outros episódios da série Enem 2021.

*Esta reportagem teve produção de Dayana Vitor e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo