Como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem

Publicado em 27/10/2021 - 08:16 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Enem é considerado por muita gente uma verdadeira maratona: são cinco horas e meia de prova no primeiro dia, mais cinco horas no segundo dia. O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.

No primeiro dia, são 45 questões de Linguagens e Códigos, mais 45 de Ciências Humanas. O segundo dia de provas tem 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de Matemática.

O estudante João Vitor Grigoletto, que vai fazer o Enem para tentar cursar Direito ou Medicina, conta que tem mais facilidade com os conteúdos que são cobrados no primeiro dia do exame.

No dia do Enem, ao receber a prova, alguns candidatos podem querer responder tudo de uma vez. Outros, vão preferir ler todas as questões antes de começar. O professor Marcos André Tomaz Lima alerta, no entanto, que o tempo é curto. O candidato tem, em média, cerca de três minutos para responder a cada uma das 180 questões objetivas.

Depois de verificar que a prova não possui falhas de impressão, é hora de responder às questões. Os enunciados do Enem são sempre diretos e objetivos, sem "pegadinhas". Ao se deparar com uma questão que não sabe responder, o candidato pode usar a técnica da eliminação para ter mais chances de acertar um "chute". O professor Marcos André explica que não adianta lançar mão de técnicas estatísticas para tentar adivinhar a resposta certa.

O candidato também precisa ter em mente que as questões do Enem têm pesos diferentes. As mais difíceis pontuam menos, enquanto as fáceis garantem uma pontuação maior. Por isso, o professor Marcos André recomenda que o candidato resolva primeiro as questões mais fáceis — e deixe as mais difíceis para o final.

Lembre-se que saber administrar bem o tempo para resolver a prova também faz parte da avaliação do Enem. Principalmente, porque além das questões objetivas, também vai ser preciso preencher o cartão-resposta — e isso sem falar na redação de 30 linhas.

Por falar nisso... no próximo episódio, vamos aprender algumas dicas valiosas para garantir uma boa nota na redação do Enem.

Clique aqui e confira os outros episódios da série Enem 2021.

*Esta reportagem teve produção de Dayana Vitor e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo